Quando se lança um projeto para conhecimento público, um dos requisitos é construir a sua Identidade Visual. Essa Identidade Visual é um trabalho desenvolvido por designers e profissionais de branding, que traduzem em linguagem gráfica, uma síntese dos conceitos do projeto. Através do projeto de Identidade Visual, é possível criar uma unidade na linguagem visual do projeto e comunicar a marca, de forma coerente para o público.
A identidade visual do projeto Sukiyaki do Bem 2020: Magokoro – Um Elo de Afeto foi criada pela artista e designer Flavia Sakai, da Mondo Yumi. Como diz o Manifesto do Estúdio, o objetivo é “criar experiências que conectam e transformam“. O projeto Sukiyaki do Bem 2020 é exatamente isso: uma experiência que conecta as pessoas, transformando as relações e o ambiente cultural onde vivemos.
Flavia se inspirou nas espirais, impregnadas nas peças da ceramista Hideko Honma como assinatura, para criar a marca do projeto. Incorporou também, o ideograma 真心 Magokoro, adotado como tema deste Sukiyaki do Bem, e que significa “dedicação sincera” em tradução literal, mas que no projeto teve uma tradução mais poética: Um Elo de Afeto.
A logo do Sukiyaki do Bem 2020 partiu do desenho criado para o projeto Chawan Project, marca também criada por Flavia Sakai.
Flavia sintetiza assim a criação da marca:
A espiral é a marca de Hideko Honma.
Fogo. Calor. Fumaça. Chawan. Um encaixe perfeito.
Quando combinados entre si, viram arabescos.
Criam vazios, trazem leveza e movimento.
A Caixa Magokoro
A Caixa que embala os pertences do Sukiyaki Ramen e os prazeres etílicos também foi desenhada por Flavia. Compartimentos foram desenhados especialmente para acomodar cada elemento, numa composição mondriânica bem resolvida, que não deixou espaços sem função.
A Caixa, batizada de Caixa Magokoro, é o continente onde todos os conteúdos do Sukiyaki do Bem estão acondicionados, e prontos para viajar. “O design é quase invisível, mas de alguma forma sentimos que ele está lá”, resume Flavia sobre o seu trabalho.
Alguns conceitos eram imprescindíveis estarem presentes: o afeto, que é o tema desta edição do evento, a elegância, marca das peças de Hideko Honma, e dar espaço para cada elemento que compõe a experiência Sukiyaki do Bem.
Foi valorizada a aparência natural do papel kraft, que reveste a caixa, na cor natural de suas fibras. Essa não-intervenção no material deu a neutralidade necessária para realçar os elementos contidos na caixa.
A divisão dos compartimentos atendeu aos tamanhos específicos de cada produto, mas dispostos com harmonia visual. Foi preciso também pensar no peso de cada objeto, para dar equilíbrio ao conjunto. Além disso, Flavia explica que pensou numa hierarquia de informação, necessária para “criar uma narrativa invisível, que conduz discretamente o olhar e a experiência”, explica. De fato, ao abrir-se a Caixa, o comprador depara com uma dúvida, que é como manusear cada elemento, para que sua experiência seja completa. É um desafio. Não pode ser muito complicado, mas não muito óbvio.
A caixa chega selada em plástico resistente à casa do comprador e transportado em carro refrigerado, preservando todo o frescor e as qualidades dos produtos. Após a retirada do plástico que a envolve, a Caixa pode ser aberta com facilidade. Logo no verso da tampa, as marcas dos patrocinadores, parceiros e apoiadores dão as boas vindas. As logos foram impressas em papel color plus marfim, em tom discreto que evidencia a identidade das marcas.
Há uma carta de agradecimento assinada à mão pela equipe Magokoro, um folder com o menu e a apresentação dos chefs e a receita do Sukiyaki Ramen. A Caixa é o palco, onde se desenrola esta edição do Sukiyaki do Bem. Passear pelos papéis, manusear as diferentes texturas e contemplar as várias cores já é o início da experiência. “Papel vergê branco para a carta, couché fosco laminado para o folder e couché brilhante para destacar a receita do ramen, impressa em fundo preto para contrastar com os outros materiais e valorizar a iluminação e a estética das fotos do prato montado e seus ingredientes”, justifica Flavia, explicando sobre a escolha dos diferentes suportes.
A Caixa é dividida em dois compartimentos, que “lembram os bento boxes ou caixinha de joias”, brinca Flavia. O primeiro compartimento (à esquerda) contém: o bowl especialmente produzido por Hideko Honma, o hashioki (descanso para hashi) em cerâmica, a vodka Haku da Beam Suntory, o saquê Junmai Nigori Sayuri da Hakutsuru, a carne wagyu de Kagoshima, o arroz importado do Japão, o bombom de chocolate belga Callebaut criado pelo chef pâtissier Bertrand Busquet e a deliciosa sobremesa criada pelo chef pâtissier Arnor Porto.
No segundo compartimento, o convidado descobre o macarrão, o caldo, o molho tarê, o mini milho, o shunguiku, a cebolinha e os cogumelos, o ovo inteiro (para fazer a gema curada), a água Tonica London Essence para preparar a Vodka Tônica.
A experiência exige uma boa dose de espírito investigativo, mas tudo está explicado, tanto no folheto como no vídeo, que pode ser acessado com uma senha que o convidado recebe com a Caixa.
Mondo Yumi mondoyumi.com
Flavia Sakai flavia@mondoyumi.com
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