O verão este ano veio caprichado com quase todos os dias ultrapassando os 30°. É calor demais e nem dá muita vontade de comer. A sabedoria japonesa para os dias de verão produziu alguns pratos que são especialmente apropriados para o calor.
Um deles é o Hiyashi Chuka (冷やし中華 ) . É um macarrão servido frio, com um caldo que fica no fundo, de refrescante sabor agridoce. Embora “Chuka” remeta à ideia de ser um prato chinês, ele é genuinamente japonês, lançado em 1929, pela revista “Ryori Soudan”, que publicou a receita original. Nela, o macarrão é fervido e depois resfriado e imerso em gelo. O caldo é preparado com uma mistura de shoyu, vinagre e açúcar. E de topping, omelete bem fina, pepino, conserva de rakyo (cebolinha), broto de bambu. Com a ocidentalização do país, passaram a ser adotados toppings como presunto e tomate para dar mais cor à apresentação.
Assim como o ramen, o hiyashi chuka tem devotos que não trocam o prato por nada. Há até uma obscura Associação Japonesa de Amantes do Hiyashi Chuka, fundada em 1975 por celebridades como apresentador de TV Tamori e o músico Yamashita Yôsuke. O hiyashi chuka tem também uma data oficial: 7 de julho, em pleno alto verão.
Jojoscope percorreu a cidade procurando o melhor Hiyashi Chuka de São Paulo. Visitamos cinco estabelecimentos que oferecem o prato. Alguns foram sofríveis, beirando à amarguO que realmente se destacou é o do Kidoairaku (R. São Joaquim, 394 – Liberdade, São Paulo Telefone: 11-3207-8569). O Hiyashi chuka do chef Kakuzui se destaca pelo caldo bem equilibrado, naquele ponto que fica difícil distinguir se é doce, salgado ou ácido. O macarrão chega al dente, e os toppings com crocância e frescor. Em vez de presunto, Kaku san oferece finas fatias de chashu, carne de porco cozida e marinada, que normalmente é servida com o ramen.
Quer aprender a fazer em casa? A professora Marlene Fukushima ensina. Na 14ª. Edição da Oficina de Comida Japonesa Caseira, o destaque é justamente o Hiyashi Chuka. Além deste prato, Marlene vai ensinar a fazer oniguiri (bolinho de arroz japonês); peixe munieru (peixe da época levemente empanado, como no meunière da culinária francesa); wakame itame (alga marinha refogada); chosen zuke (conversa de acelga à moda coreana) e de sobremesa dorayaki (panqueca japonesa recheada de doce de feijão, o doce preferido do Doraemon), além do chosen zuke, uma versão mais suave do kimchi. São sugestões para os dias quentes deste verão.
Anota aí:
Oficina de Comida Japonesa
Data: 27 de janeiro, das 8h às 13h
Endereço: Rua 1º de Janeiro, 53 – Vila Clementino (ao lado do metrô Santa Cruz), São Paulo
Valor: R$ 330 (inclui apostila, ingredientes e almoço)
Inscrições: cursos@kaminaricomunicacao.com.br
WhatsApp: 11 97130-3335