Japão no D.O.M.

Alex Atala recebe Zaiyu Hasegawa e André Saburó

em jantar especial no D.O.M. Restaurante

Menu reunirá pratos dos premiados chefs harmonizados com vinho, saquê e cerveja

Às vésperas de receber uma homenagem pelo conjunto de sua obra, no prêmio “Os 50 Melhores Restaurantes da América Latina 2014”, o chef Alex Atala promove um jantar que celebra um dos grandes nomes da gastronomia japonesa na atualidade: Zaiyu Hasegawa. Chef-proprietário do restaurante Jimbocho Den, em Tóquio (uma estrela no “Guia Michelin” e 3º lugar na prestigiada lista japonesa “Tabelog”), Hasegawa foi convidado por Atala para proporcionar essa experiência exclusiva aos apreciadores da alta gastronomia em sua primeira viagem ao Brasil.

Este é o famoso monaka (waffle) preenchido com foie-gras , caqui e rabanete do Jimbocho Den.

Para deixar o evento ainda mais marcante, as panelas serão divididas com outro jovem talento, neste caso, da gastronomia brasileira: André Saburó Matsumoto, chef-proprietário do premiado restaurante Taberna Japonesa Quina do Futuro, instalado em Recife (PE). E a harmonização das bebidas ficará por conta de mãos e paladares femininos: Gabriela Monteleone (sommelière do D.O.M.), Yasmim Yonashiro (sommelière de saquês) e Carolina Oda (sommelière de cervejas).

Gabriela Monteleone sugere os vinhos....
... enquanto Carolina Oda recomenda as cervejas....
... e Yasmin Yonashiro indica os saquês. (foto: Tatewaki Nio, para "Izakaya: Por Dentro dos Botecos Japoneses")

 

O jantar a seis mãos apresentará criações dos três chefs, no dia 1º de setembro, no D.O.M. Restaurante, em São Paulo. Com ingressos por R$ 2.100, parte da renda será revertida para os projetos de pesquisa de ingredientes (mel de abelhas nativas, cogumelos brasileiros, algas e baunilha do cerrado) do Instituto ATÁ.

 

Divertir, surpreender, encantar

Filho de uma gueixa que trabalhava em um dos restaurantes mais tradicionais de Tóquio, Hasegawa tem uma paixão pela gastronomia que vem de longa data. Já aos cinco anos de idade, decidira ser chef de cozinha. Aos 18, iniciou um estágio no restaurante Uotoku Kagurazaka, um dos mais tradicionais do Japão. Aos 29 anos, abre o premiado Jimbocho Den, localizado no centro de Tóquio, com apenas 30 lugares. O charmoso espaço, decorado com objeto de artesãos locais é palco para a sua deliciosa mescla da cultura milenar nipônica com técnicas contemporâneas. Conhecido por utilizar uma infindável diversidade de vegetais, Hasegawa promete para o jantar no D.O.M. uma experiência surpreendente. “Tento surpreender meus clientes e quero que eles se divirtam com a experiência”, explica Zaiyu.

 

Dia 1o de setembro de 2014, às 20h (recomendamos pontualidade)

Menu-degustação + vinhos, saquês e cervejas harmonizados

Valor: R$ 2.100 (parte da renda será revertida para os projetos de pesquisa do Instituto ATÁ)

Reservas pelo telefone: 11 3062-3634/3592 (das 9h às 18h)

 

D.O.M. Restaurante

R. Barão de Capanema, 549, Jardim Paulista. Tel.: 11 3088-0761

 

Sobre Zaiyu Hasegawa

Nascido em Tokyo, Japão, Zaiyu Hasegawa é o chef proprietário do restaurante de uma estrela Michelin, JimbochoDen. O chef ocupa o 3º lugar na prestigiada lista japonesa de restaurantes Tabelog e é aclamado pela crítica internacional como uma das maiores revelações da gastronomia.

A relação de Zaiyu Hasegawa com a cozinha começou cedo. Foi através de sua mãe, uma gueixa que trabalhava em um dos restaurantes mais tradicionais de Tóquio, que ele teve seu primeiro contato com a gastronomia. O trabalho da mãe lhe proporcionou acesso a alguns dos ingredientes mais finos da culinária japonesa e, já aos cindo anos de idade, movido pela sensação de bem estar e felicidade que sentia ao comer e cozinhar, Zaiyu decidiu que seria chef de cozinha. Aos 18 anos, ao se formar no colégio e sem dinheiro para ingressar em um curso profissionalizante, o chef consegue moradia e trabalho no clássico restaurante Uotoku Kagurazaka. Lá ele aprende todas as técnicas e rotina de uma cozinha profissional, passando por todas as posições até chegar a subchef.

Com a criatividade pujante e o desejo de desenvolver seu próprio estilo de culinária japonesa, resolve embarcar em projeto solo, e é assim que, em 2007, aos 29 anos, abre o restaurante Jimbocho Den. O chef agora tem seu próprio espaço para se expressar e colocar em prática seu conhecimento. Zaiyu vai além e tem como missão resgatar a importância da culinária para os japoneses. Localizado no centro de Tóquio, com apenas 30 lugares, Jimbocho Den mescla aspectos da cultura milenar nipônica com técnicas contemporâneas. Todos os detalhes e decoração do restaurante foram cuidadosamente pensados por Zaiyu e adquiridos de artesãos locais. A inovação e a criatividade do chef não têm limites e a cada dia Zaiyu e sua equipe desenvolvem um novo menu degustação personalizado que consiste de oito a nove pratos. O chef é conhecido por usar uma incrível diversidade de vegetais, raramente vistos no Japão. Entre os pratos mais famosos, estão a Seasonal Salad, na qual usa mais de 25 vegetais, cada um preparado a sua maneira; o DFC (Den Fried Chicken), uma asa de frango desossada e recheada com arroz, e especiarias japonesas; e o Monaka de foie gras e caqui. Por seu estilo inovador e revolucionário Zaiyu se tornou uma referência para os jovens cozinheiros, que enxergam nele um contestador dos valores tradicionalistas.

Acompanhe no video, uma experiência Jimbocho DEN !

Sobre André Saburó

O chef André Saburó Matsumoto começou cedo a admirar a gastronomia oriental, vendo seu pai, Shigeru, preparar pratos para a família aos domingos e logo colocar as novas criações no  cardápio do restaurante da família, o Quina do Futuro. Foi com ele que aprendeu, também, a  arte de valorizar os ingredientes frescos e os segredos da cozinha japonesa. Desde os 20 anos, o chef Saburó, comanda o Quina do Futuro, uma das mais tradicionais tabernas japonesas do Nordeste, que funciona há 28 anos num espaçoso sobrado na Zona Norte do Recife. Foi eleito, em 2007, pela Revista Veja, “chef revelação” na edição especial “O Melhor do Brasil” e, no período de 2010 a 2012, assumiu a presidência nacional da Associação de Restaurantes da Boa Lembrança (ARBL). Em 2013, o chef André Saburó Matsumoto conquistou quatro prêmios como Chef do Ano: Melhores do Ano (“Revista Prazeres da Mesa”), revista “Veja Recife – Comer e Beber”, prêmio Melhor dos Melhores (“Revista Engenho”) e “Prazeres da Mesa – Edição Ao Vivo Recife”.

 

Sobre Alex Atala

Crédito: Rubens Kato

Alex Atala, chef proprietário do D.O.M. Restaurante, é reconhecido por uma cozinha inovadora, fruto da variedade de sabores dos ingredientes brasileiros. Atala formou-se na Escola de Hotelaria de Namur, na Bélgica. No Brasil, estreou como chef do Filomena, misto de bar e casa de shows. Em 1999, após passar por outras cozinhas como chef contratado, abriu duas casas: o NaMesa, um fast-food chic (já extinto), e o D.O.M., restaurante de cozinha criativa contemporânea com forte sotaque brasileiro. Em 2009, mais uma contribuição ao universo gastronômico: o restaurante Dalva e Dito, que apresenta o conceito da gastronomia afetiva e atesta a crença de Alex Atala no ingrediente e na cultura nacional. O trabalho pela valorização dos ingredientes, cores e sabores de todo o Brasil chamou a atenção dos críticos. Atala coleciona prêmios nacionais e internacionais e, em 2013, entrou para a lista das 100 personalidades mais influentes da “Revista Time”. Há oito anos o D.O.M. está na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo da “Restaurant Magazine”, prestigiada publicação inglesa. A partir de então, vem subindo posições –atualmente, ocupa o sétimo lugar no ranking, figurando como o melhor da América do Sul, e Alex Atala foi escolhido como o melhor chef do mundo pela escolha dos chefs (Chef’s Choice). Em abril de 2013, nasceu o Instituto ATÁ, fundado por Atala e uma equipe multidisciplinar que reúne fotógrafos, empresários, publicitários, um antropólogo e um jornalista. O projeto tem a proposta de aproximar o saber do comer, o comer do cozinhar, o cozinhar do produzir, o produzir da natureza.

Chef Alex Atala no evento Washoku: Os Sabores do Japão. Foto: Rafael Salvador

 

0Shares