Chiffons macios chegaram a Paris. Nos Estados Unidos e no Reino Unido são conhecidos como Angel Cake. Na La Pâtisserie Ciel, aberta em julho, em Paris, há seis versões desta esponjinha angelical, mas duas se destacam pelo toque japonês, preparadas pela chef pâtissière Aya Tamura Leroy: o de matchá, chá verde em pozinho, e o de yuzu, um cítrico do Japão que vem enfeitiçando os parisienses. Para os menos curiosos, há de framboesa, baunilha, chocolate ou praliné, com amêndoas torradas.
O destaque fica também por conta da criativa caixinha de origami, para você levar o chifon para casa. Tem gente que até faz coleção dessas embalagens.
Mas se a vontade de afundar a colher no bolo é urgente, a pâtisserie oferece, para acompanhar , um chá refinadíssimo da tradicional casa Jugetsudo. Ou então, uma taça da champagne Selosse.
E nas sextas feiras, a Pâtisserie adquire maioridade e vira um izakaya, oferecendo o Kakubin Suntory Highball, a grande sensação nos botecos japoneses, um drinque refrescante à base de whisky, limão e soda. Não é à toa. O empreendimento leva a assinatura do jovem restaurateur Youlin Ly, um empresário multiétnico, mestiço de chinês, cambojano e tunisiano e que foi criado no Japão, daí sua forte inclinação pelos sabores japoneses. Ele é responsável também pelo Sake Bar e o restaurante Sola, todos em Paris.
3 rue Monge 75005 Paris. Tel. : 01 43 29 40 78.
*
Mas um simples Chiffon não compensa a passagem até Paris ?
Então faça aqui, receitinha pro Chiffon de Matchá.
Ingredientes:
. 8 ovos
. 25 ml de leite
. 80 ml de óleo de soja
. 14 g de pó de chá verde (matchá)
. 160 g de farinha de trigo
. 180 g de açúcar
Modo de preparo:
Separe e misture bem, em uma tigela, as gemas, o leite, o óleo, o pó de matchá (você encontra em mercearias japonesas) e a farinha (peneirado bem fino fica melhor). Depois, bata as claras com o açúcar até firmar o merengue. Misture então a primeira massa com as claras delicadamente. Coloque imediatamente na forma e leve para assar em forno preaquecido (180°C) por, aproximadamente, 35 a 40 minutos. Nunca abrir o forno para ficar bisbilhotando. Tire o bolo, deixe esfriar de ponta-cabeçae depois retire da forma. Para acompanhar, vai bem um chá verde, ou até mesmo uma champagne.