Os dias quentes estão chegando, e com ele uma novidade no cardápio do Jojo Ramen. Trata-se do Abura Soba, um ramen sem caldo. Encontramos o Abura Soba, numa casa especializada tímida no bairro de Akasaka, em Tokyo. O chef Tsuyoshi Murakami, curioso pelas novidades, nem hesitou e resolvemos experimentar. Foi amor à primeira mordida. Veja aqui como foi a nossa descoberta: Em busca do lámen perfeito.
O Abura soba foi “inventado” em 1958, num boteco chamado Chin-chin-Tei (珍々亭), no bairro de Musashino, para atender estudantes que se aglomeravam procurando uma refeição simples mas gostosa.
Trata-se de uma tigela com o macarrão do ramen, com um molho denso e concentrado no fundo. O próprio cliente faz a mistura, em vigorosos movimentos, para que o molho se espalhe por todos os fios do macarrão. Para quem quiser, ainda tem vinagre e rayu, o super-apimentado e aromático molho à base de óleo de gergelim. No Japão, o macarrão vem quente. Mas no Jojo Ramen, a proposta é servir como alternativa para o verão. Por isso, o macarrão será servido frio ou quase morno.
Simone Xirata, sócia-proprietária do Jojo Ramen testou introduzir o Abura Soba no último verão e gostou da aceitação. Ele será mantido no cardápio Primavera-Verão.
Como não tem caldo, ele dá uma sensação de leveza. O molho, diferente dos caldos do ramen, é feito com dashi essencial à base de peixe. Ainda não é a alternativa perfeita para os vegetarianos, mas neste prato não entra porco nem frango.
Nós experimentamos a versão de teste e adoramos esta versão sem chashu, mas só foi feito para teste.!
Veja aqui as Aventuras de Brian em Tokyo, descobrindo os melhores ramen. Neste capítulo, o Abura Soba do Gachi !!