Happy hour no Riviera Bar

O Neon permanece o mesmo desde a abertura da casa
O Neon permanece o mesmo desde a abertura da casa nos anos 50.
Espaço clean e modernista no térreo.
Espaço clean e modernista no térreo.
Subindo a escada caracol...
Subindo a escada caracol…
1978615_595907210501007_977533184_n
… uma bela visão da noite paulistana. Destaque para a torre colorida da TV Bandeirantes.

 

O Riviera Bar foi recuperado por Alex Atala no final de 2013, conservando o aspecto retrô com uma releitura contemporânea, especialmente em seu cardápio. Muitos clássicos lá permanecem tanto nos aperitivos (é o caso do tremoço, que sumiu da cartografia gastronômica dos botecos, e a linguiça, preparada lá mesmo artesanalmente, e puxada na cebola e na pimenta e servida fatiada com torradas) como nas comidinhas (o strogonofe de filé continua imbatível e o generoso hambúrguer do Riviera, um portentoso sanduba com 150 gramas de carne, queijo gruyère, cebola roxa, rúcula e tomate).

Clássico hamburguer da casa
Clássico hamburguer da casa

A proposta de nossa incursão no Riviera Bar era para conhecer os novos drinques e coquetéis do bar, que contemplam na verdade, algumas antigas receitas. O térreo é totalmente modernista: concreto aparente, balcão único curvilíneo, tijolo de vidro e convidativo para uma parada na happy hour. Subimos direto para o segundo andar, de onde se tem uma vista noturna deslumbrante da avenida Dr. Arnaldo e da torre iluminada da TV Bandeirantes e lá fomos direto ao tema: os coquetéis !

Para iniciar, algo leve: um Strawberry Bellini, purê de morangos frescos, limão, simple syrup (xarope para drinques) e prosecco. Refrescante sabor dominante de morango, com final cítrico e frutado.

Strawberry Bellini Foto: Henrique Peron
Strawberry Bellini Foto: Henrique Peron

Pedida para acompanhar: queijo coalho na grelha, com melaço de cana.

Prosseguimos com Champagne Cocktail, um drinque clássico que segue a receita publicada no primeiro livro de coquetéis da história, lançado em 1862 pelo “pai da coquetelaria” Jerry Thomas. Prosecco, torrão de açúcar e Angostura, onde o prosecco dá a nota, com final amargo que vem da Angostura.

Champagne Cocktail_cr+®ditos Henrique Peron (10)

Acompanhou a linguiça feita na própria casa.

E a saideira ficou por conta do Old Pal, com Whiskey Bourbon, Campari e Carpano clássico, um drinque de sabores consistentes, reforçado com elegância pelo whiskey e final acentuado do amargor característico do Campari.

Este é o Old Pal Foto: Henrique Peron
Este é o Old Pal Foto: Henrique Peron

E para arrematar a noite, o campeão de pedidos na cozinha: o Lancha, um sanduiche de filé a milanesa no pão ciabatta, com tomate, rúcula e queijo prato.

Para fechar a noite, este sanduba no ciabatta, com filé à milanesa. Dá pra dois.
Para fechar a noite, este sanduba no ciabatta, com filé à milanesa. Dá pra dois.

Riviera Bar –  Avenida Paulista, 2584 – Bela Vista – São Paulo – SP Telefone: (11) 3258 1268

 *

レトロなサンパウロを楽しむ大人の空間。パウリスタ大通りとコンソラソン通りの角に位置し、今でもパチパチ元気な50年代の原色ネオンサインが目印。地上階はコンクリート打ち放しに赤い曲線のカウンターのバー、仕事帰りの軽く一杯に最適。螺旋階段を上がると、テレビ局のカラフルなイルミネーションタワーが目線を奪う。夜景を楽しみながらのカクテルは格別。50年代のオリジナルレシピが現役。おつまみには特選ハンバーグ、フィレカツサンドなどあるが、充実した食事(ここのストロガノフは有名)もできる。世界のトップシェフ、アレクス・アタラ(D.O.M. のオーナーシェフ)の監修によるメニューだ。お値段はちょっと高め(ドリンクはカイピリニャ R$23,00 からオールドパーR$30,00)だが、近代主義に満ちていた頃のサンパウロを体験する場として推薦。地下鉄コンソラソン駅から徒歩3分。

0Shares