Quem faz a moda em Harajuku? Quem acha que existem grandes marcas que ditam tendências, está enganado. Lá, o que impera é a voz da rua. É claro que existem brands com expansões internacionais, como é o caso da Baby, The Stars Shine Bright, conhecida como “Baby” ou “BTSSB”, especializado na moda Sweet Lolita. Mas há muitos criadores ainda em início de carreira que se arriscam a ditar moda. É o caso de Moco e Tomo, que começaram atuar profissionalmente quando ainda eram estudantes na Bunka Fashion College (文化服装学院), em Tokyo, onde também estudaram Yohji Yamamoto, Kenzo Takada, Junnya Watanabe entre tantos outros que hoje são referência mundial da moda japonesa. Moco e Tomo são os criadores das marcas Strawberry Planet & Mello e se especializaram em desenvolver roupas no estilo Fairy Kei, inspirados em contos de fadas. Veja aqui uma matéria no Harajuku BR sobre Fairy Key.
O Bunka Fashion College é uma das maiores escolas de moda no Japão, e é impressionante o número de Lolitas que estudam lá. Uma rápida passeada no campus já é o suficiente para essa constatação. Afinal, visibilidade é com elas mesmo.
Hoje apresentamos as galerias do International Harajuku Fashion Walk Brasil que aconteceram em Belo Horizonte, Cuiabá e Tocantins.
Belo Horizonte. Fotos de Bruna Correa e Rafael Araujo.
Cuiabá. Fotos de Cinthia L. Andrade e Carolina Souza
Palmas Fotos de Marcelly Ribeiro e Julia Prado
Colaboração na matéria: Lolita Association Brasil | Harajuku BR | International Harajuku Fashion Walk Brasil