É possível compreender a cultura e a sociedade por meio da comida e alimentação? A alimentação desempenha um papel fundamental na compreensão da cultura e da sociedade. Claude Fischler, antropólogo francês, destaca que comer é uma questão vital e íntima. Os alimentos não apenas nos nutrem, mas também se tornam parte de quem somos. Além disso, a forma como selecionamos ingredientes, preparamos pratos e compartilhamos refeições é culturalmente definida. No contexto japonês, pratos como o Tonkatsu e o Ramen oferecem insights sobre inovação, tradição e a rica cultura nipônica. Se você tem curiosidade sobre essas questões, este curso online ministrado pelo professor doutor e antropólogo Victor Hugo Kebbe é um prato cheio. É sobre Antropologia da Alimentação no Japão!
O Prof. Dr. Victor Hugo Kebbe é Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Calors/SP; ex-fellow de Japanese Studies/Intellectual Exchange da Japan Foundation (Tokyo, Japão); atuou como pesquisador associado da Faculdade de Educação da Shizuoka University (Shizuoka, Japão), como pesquisador associado do Nanzan Anthropological Institute e do Nanzan Institute for Religion and Culture (Nagoya, Japão); Pós- Doutor pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, UFSCar e Nanzan University. Editor do japanologia.com. Uma autoridade em assuntos japoneses e suas aulas são extremamente cativantes, até mesmo para leigos no assunto.
As aulas serão nos dias 7, 14, 21 e 28 de agosto, das 19h às 21h (horário de Brasília) e podem ser assistidos de qualquer lugar do mundo. Cada aula tem 2 horas de duração e é recheada de conteúdos interessantíssimos, até para quem tem familiaridade no assunto.
O curso completo, com as 4 aulas custa R$ 160,00 mas seguidores de Jojoscope têm desconto de 10%. Neste caso, o preço cai para R$ 144,00. Para ter direito a este desconto, você precisa inserir o código JOJOSCOPE10 na ficha de inscrição online. Inscreva-se aqui.
Jojoscope também estará participando como aluno em todas as aulas!! A gente se encontra por lá?
Certamente, a alimentação é universal: todos os seres vivos precisam ingerir nutrientes para sobreviver. É a famosa questão de vida ou morte. Como afirma o antropólogo francês Claude Fischler, nada é mais vital do que comer, e também nada é mais íntimo. Se “íntimo” é o superlativo de “interior” em latim, ao comer, fazemos com que os alimentos alcancem nosso interior. Além disso, segundo Fischler, ao nos alimentarmos, os alimentos se convertem em parte de nós mesmos. Como diz a sabedoria popular, somos aquilo que comemos.
Ao mesmo tempo, não existe nada mais particular do que a alimentação. A maneira como os ingredientes são selecionados, como os pratos são preparados e apresentados, como são servidos e com quem compartilhamos as refeições, tudo isso é definido culturalmente, inclusive os gostos! As antropólogas Ellen Woortmann e Julie Cavignac observam que comer e beber são atos sociais que nos permitem observar a construção de identidades, a revelação de desigualdades e a manutenção dos laços sociais por meio da comensalidade.
E o que podemos aprender sobre a alimentação no Japão e sua gastronomia? Que ensinamentos estão escondidos entre os ingredientes de um suculento prato de Tonkatsu? Como podemos acessar a cultura japonesa por meio de um sempre quente bowl de Ramen? Como os pratos japoneses dialogam com a cultura e sociedade nipônica? O que os pratos japoneses nos revelam sobre inovação e tradição? Se você está curioso para explorar essas questões, convido você a participar do nosso curso sobre Antropologia da Alimentação no Japão.
| Aula 1 – Comida não é só boa para comer, mas também para pensar: uma introdução à Antropologia da Alimentação
| Aula 2 – O que são os pratos japoneses tradicionais?
| Aula 3 – A gastronomia popular e o B-Kyu
| Aula 4 – Gastronomia japonesa e a produção de identidades
Quando: 7, 14, 21 e 28 de agosto, 19h às 21h (BRT).
Aulas on line. Inscrições aqui (lembrando que seguidores de Jojoscope têm 10% de desconto)