“Ramen / Lámen” é eleito o livro Best of the Best, para a comemoração dos 30 anos da Gourmand World Cookbook Award. A notícia foi anunciada pelo presidente da premiação, Edouard Cointreau.
O prêmio Gourmand Awards foi criado em 1995, na França para incentivar a produção de livros sobre gastronomia e já no início tomou proporções internacionais. A iniciativa partiu de Edouard Cointreau, da tradicional família produtora de licores. Hoje, o prêmio Gourmand Awards é considerado o “Oscar” dos livros de gastronomia. Na seletiva de 2024 participaram livros produzidos em 221 países e regiões, num total de mais de 3.000 títulos.
Este ano é celebrado 30º aniversário da premiação, que já aconteceu 12 vezes na França, 7 vezes na China e 11 vezes em outros países. 42% dos livros são escritos em inglês, 14% em francês e 11% em espanhol.
Na seleção comemorativa dos 30 anos do Gourmand Awards, foram contemplados 18 títulos , conforme lista acima. “Ramen/Lámen” é o único título selecionado do ano de 2023. Uma curiosidade é que é o único livro sobre ramen no mundo que entrou nesta seleção. Nem na seleção japonesa consta um livro sobre este tema.
Jo Takahashi já foi premiado anteriormente duas vezes na premiação. Em 2012, com livro “A Cor do Sabor: A Culinária Afetiva de Shin Koike” (Editora Melhoramentos) e em 2014 com “Izakaya: Por Dentro dos Botecos Japoneses” (editora Melhoramentos) receberam o título “Best of the World”. “Ramen/Lámen” também já tinha conquistado o selo “Best of the World” mas é a primeira vez que um livro do autor recebe a láurea “Best of the Bests”.
Ficha Técnica:
“RAMEN / LÁMEN”
Autor: Jo Takahashi
Fotografia: Rafael Salvador
Ilustrações: Mika Takahashi
Produção gráfica: Naomi Sato
Pesquisa e revisão de texto: Chiaki Karen Tada
Cerâmica da capa: Hideko Honma
Prefácio: Telma Shiraishi
Foto produzida por Rafael Salvador, para a capa do livro.