A trilha de Muji

Muji (無印良品)é uma marca japonesa que significa, literalmente “sem marca”. O conceito é minimalista: oferece produtos de alta qualidade, sem modismos, enfatizado a reciclagem, a redução de desperdício (a filosofia mottainai), especialmente no processo de produção, embalagens funcionais e a bandeira inovadora, sem marca, sem etiquetas. O Muji foi criado em 1980 com essas diretrizes e se mantém firme em um mercado altamente competitivo de design elaborado. Hoje já comercializa mais de 7.000 itens entre vestuário, artigos de decoração, mesa e utensílios de cozinha,  iluminação, papelaria, e recentemente entrando firme em alimentos e bebidas. São produtos destinados a um life style de despojamento mas atento à sustentabilidade e à sintonia com o meio ambiente. É chique ser Muji. É uma das lojas mais queridas pelos europeus.

A Muji convidou o músico Sakamoto Ryuichi para compor uma trilha para as mensagens de final de ano, do ano passado. A trilha no entanto, só foi disponibilizada agora, um ano depois, na plataforma Spotify. Você pode ouvi-la pesquisando por “Muji2020”. É um single de Sakamoto Ryuichi.

A trilha, empregada em cinco comerciais, podem ser assistidas abaixo. O tema “limpeza” é recorrente em todos eles, então é muito apropriado para o final do ano, quando todo mundo faz um mutirão em casa ou no serviço para entrar limpinho no ano novo.

Gostou da trilha do Sakamoto? Aprenda a tocar no teclado, aqui:

A Muji entra no ramo da hotelara também. São duas unidades na China (em Shenzen e Beijing) e uma no Japão (em Ginza, Tokyo).

A campanha publicitária foi dirigida pelo designer gráfico Hara Ken’ya, com fotos de Ueda Yoshihiko. Foram reunidos videos e imagens de vários países mostrando cenas de limpeza. Limpeza urbana, limpeza doméstica, limpeza de equipamentos. As imagens foram reunidas em um livro intitulado 掃除 Cleaning e estão disponíveis para venda em todas as lojas 123 Muji do Japão, além do e-commerce.

 

0Shares