A notícia que agitou o Japão às vésperas do Natal foi a morte da atriz e cantora Kanda Sayaka (神田沙也加), encontrada morta no sábado (18 de dezembro), após cair do 22º andar de um hotel de luxo onde estava hospedada, na cidade de Sapporo, capital de Hokkaido. Ela estava se apresentando no musical My Fair Lady onde fazia o papel principal, como a personagem Eliza. Estava com 35 anos. A notícia foi amplamente divulgada na imprensa e na TV japonesa e deixou o Japão inteiro em estado de choque. Nesse mesmo dia do acidente, ela iria se apresentar no musical, mas como não compareceu até o horário, foi substituída por Asaka Manato.
Kanda Sayaka era filha da super pop star dos anos 80, Matsuda Seiko (59) e do ator Kanda Masaki (70) e ficou conhecida pela dublagem do personagem Anna no desenho animado Frozen. Esta experiência foi na verdade, o início de sua carreira como cantora de musicais. Na época, ela estava com 20 anos. Veja um trecho de sua atuação em Frozen.

Sayaka foi encontrada caída na laje que fica ao ar livre no 14º andar do hotel de 22 andares. A polícia trata o incidente como provável suicídio, mas ainda não descarta outras hipóteses. Ainda há muitos mistérios envolvendo o caso. Todas as janelas dos quartos do hotel foram projetados para não abrirem mais do que 15cm. Nessas condições não haveria possibilidade de acidente. No entanto, durante a pandemia, atendendo a pedidos de muitos hóspedes que desejaram a abertura das janelas para ventilação, o hotel resolveu flexibilizar a segurança das janelas, ampliando a possibilidade de abertura. Quanto às causas de um possível suicídio, revistas levantam rumores de que ela tenha se desiludido com um novo romance, com um colega de trabalho (o ator também trabalha no musical My Fair Lady). Suposições à parte, a agência Robe, à qual pertencia Kanda, emitiu uma nota oficial. “É com profundo pesar que comunicamos este fato aos fãs que a apoiaram e a todas as pessoas que cuidaram dela. Estamos tentando lidar com este fato, lamentando não termos assumido responsabilidade em protegê-la em momento tão delicado, mas solicitamos gentilmente à imprensa o resguardo e o respeito à privacidade que a situação exige, não tentando entrevistar os familiares nem publiquem notas especulativas“, afirma Kamachi Mitsuhisa, diretor executivo da produtora.

Veja cenas de atuação de Kanda Sayaka em “My Fair Lady”.
Trailer do filme, estrelado por Audrey Hepburn e Rex Harrison, como referência.
Notícias de suicídios de celebridades têm se tornado frequentes no Japão. Veja outros casos recentes.
Kubodera Akira (ator, com grande atuação na TV e nos palcos, incluindo musicais), em 13 de novembro de 2020
Tsukino Noa (ídolo de grupos musicais, suicidou-se com 18 anos), em 30 de setembro de 2020
Takeuchi Yuko (uma das atrizes mais talentosas da televisão e do cinema, no auge de sua carreira) em 27 de setembro de 2020
Ashina Sei (atriz e modelo), em 14 de setembro de 2020
Takano Hina (ídolo, cantora do grupo KissBee), em 10 de julho de 2020
Kimura Hana (ex-lutadora, participou do Terrace House, vítima de bulling), em 23 de maio de 2020
Todos os noticiários sobre a morte de Kanda Sayaka estão sendo acompanhados do número de telefone para pessoas em estado de depressão, um help-desk para que as pessoas não guardem suas angústias para si e procurem assistência profissional adequada.