O Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, em São Paulo, ficou tomado por um clima de solidariedade contagiante.

Era o último evento desta primeira etapa da Campanha SOS Japão, que se iniciou no dia 11 de Abril, com um concerto beneficiente na Sala São Paulo, prosseguiu com o “Jantar do Século”, preparado por 22 top chefs, e mais a amizade de Alex Atala, que não pôde estar presente porque estava recebendo o prêmio de 7º melhor restaurante do mundo em Londres, neste mesmo dia (The World’s Best 50 Restaurant Award). E por fim, este Jantar no Palácio, que cativou pela proposta de poder jantar num palácio de verdade, nestes tempos de núpcias reais. 350 pessoas, a lotação permitida, estiveram presentes.

4 top chefs de culinária japonesa se juntaram: Jun Sakamoto, Tsuyoshi Murakami, Shin Koike e Adriano Kanashiro. A eles se somaram uma brigada incrível enviada pelos Restaurantes Shintori, Gendai, Hiro, Jankenpo, Jam, Nagayama e Shimo. O jantar de gala foi composto por sushis, distribuídos nas mesas, e um bufê variado, com saladas verdes, aperitivos (guioza, harumakis), uma ótima salada de harusamê (macarrão de arroz) e o caprichado onishimê (um cozido cozido feito com raiz de lótus, broto de bambu, bardana, inhame, nabo, cenoura, kombu, tofu, cogumelo shitiake, konhaku, uma gelatina de batata), especialmente preparada pelo chef Shin Koike. A sobremesa foi aquela que é servida no restaurante do Jun Sakamoto: sorvete de maçã verde, super refrescante, com gelatina de sakê.


O Governador de São Paulo Geraldo Alckmin, e sua mulher Lu Alckmin, prestigiaram o jantar do começo ao fim. De Brasília, a participação especial do Embaixador do Japão, Akira Miwa, e do Comandante da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro-do-ar Junichi Saito. O Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Kazuaki Obe e sua esposa, estiveram presentes em todas as etapas desta campanha.


Grandes atrações da noite, apresentadas com competência por Kendi Yamai: a star Sabrina Sato e o músico Camilo Carrara, que tocou um pout pourri de canções japonesas.
O saldo de toda esta campanha: a solidariedade vence barreiras burocráticas, toca na alma de todas as pessoas que participam, cria uma incrível liga que une as pessoas em prol de um bem comum. Aprendemos muito com esta campanha, e o sabor é de uma satisfação incomum. Vejam no rosto das pessoas, dos chefs e do público. Um agradecimento a todos que colaboraram voluntariamente, doando seu tempo e seus conhecimentos e articulações para que o evento se tornasse um sucesso inquestionável. E um obrigado especial a todo o público que participou, prestigiou e divulgou. Teremos mais!


