S.O.S JAPÃO

Uma iniciativa inédita e aglutinadora propõe uma ação de solidariedade através da arte, da cultura e da gastronomia.

Sensibilizados com a catástrofe que aconteceu no Japão que matou cerca de 10 mil pessoas e deixou cerca de 17 mil desaparecidos, seis entidades japonesas sediadas no Brasil – Bunkyo, Kenren, Kodomo no Sono, Kibo No Iê, Ikoi No Sono, Hospital Santa Cruz e Consulado Geral do Japão -, estão promovendo uma campanha para ajudar as vítimas da tragédia que atingiu o país no último dia 11 de março. A iniciativa tem o apoio da OSESP e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

A iniciativa, batizada de SOS Japão, já tem três eventos confirmados e outros dois em planejamento, todos com a renda revertida para as vítimas.

O lançamento da SOS JAPÃO acontece dia 11 de abril na Sala São Paulo , com  Concerto de Cordas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), apresentação do Coral da OSESP e da soprano Eiko Senda, tocando Toru Takemitsu e Villa Lobos (Bachiana 5 e 9).

O  ingresso para o concerto, cuja renda será revertida para a a campanha, custará R$50,00 e pode ser adquirido no local, pelo site  www.ingressorapido.com.br ou ainda pelo telefone (11) 4003-1212. Doações para a SOS Japão também serão recebidas na noite do espetáculo.

O concerto contará com o patrocínio da CBMM e Camargo Corrêa e apoio do Instituto Tomie Ohtake e da Ingresso Rápido.

Sala São Paulo, gentilmente cedido para esta ação de solidariedade

O  CONCERTO

Para a abertura, foi escolhida uma peça complexa, de extrema densidade sonora de Toru Takemitsu, em première no Brasil. Trata-se da peça REQUIEM FOR STRING ORCHESTRA, composto por Takemitsu em 1958. Consta que Igor Stranvinsky ouviu esta peça, em sua visita a Tokyo e ficou impressionado com sua composição “apaixonada” e “sincera”. Stravinsky indicou Takemitsu para Aaron Copland, que lhe abriu muitas portas no Ocidente. Trata-se pois, de uma obra que elevou Takemitsu à categoria de um dos maiores compositores contemporâneos.

Pelo lado brasileiro do programa, comparecem duas obras de Heitor Villa-Lobos, as Bachianas No.5 e No.9.

Aqui, o Requiem for String Orchestra, de Takemitsu, reparem na ambientação sonora que lembra Arvo Pärt e Mahler.

OS MÚSICOS

Maestro Wagner Polistchuk, maestrina Naomi Munakata, a soprano Eiko Senda e o pianista Fernando Tomimura

Regentes

WAGNER POLISTCHUK

Diretor artístico e regente titular da Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina em 2003 e 2004, Wagner Polistchuk tem se apresentado à frente de importantes orquestras como a Osesp, as Sinfônicas da USP, do Theatro Municipal de São Paulo, de Santo André, do Teatro Nacional de Brasília, de Mendoza, na Argentina e a Hermitage Orchester, na Suíça. Destacou-se em concursos internacionais no Brasil, Itália e Suíça e foi solista convidado da Landesjugendorchester Bremen da Alemanha na turnê por São Paulo. Em 2009 tornou-se diretor artístico da Camerata Antiqua de Curitiba.

NAOMI MUNAKATA

Nascida no Japão, Naomi estudou piano, violino, harpa e canto. A vocação para a regência começou a ser trabalhada em 1973, com os maestros Eleazar de Carvalho, Hugh Ross, Sérgio Magnani e John Neschling. Anos depois, ganhou o prêmio de Melhor Regente Coral, pela APCA. Em 1986, recebeu do governo japonês uma bolsa de estudos para o curso de aperfeiçoamento em regência da Universidade de Tóquio. Participou de cursos internacionais na Inglaterra, Holanda e Suécia. Hoje, acumula as funções de professora da Faculdade de Artes Alcântara Machado e da Escola Municipal de Música de São Paulo (onde é também regente do coro), de coordenadora do Coral Jovem do Estado de São Paulo e, junto à Osesp, de coordenadora e regente dos Coros Sinfônico e de Câmara.

Solistas

EIKO SENDA – Soprano

Nascida no Japão, Eiko Senda conquistou os primeiros lugares no Wakayama Intl. Music Competition e no Takarasuka Intl. Chamber Music Competition, em 1988. Em 2001 venceu o Concurso Maria Callas. Desde 1995, quando mudou-se para o Brasil, Eiko já foi a personagem protagonista em diversas óperas e apresentou-se em diversos recitais nos mais importantes teatros do país. Entre outras atividades, Eiko Senda promove, como diretora musical, concertos de câmara educativos, abertos ao público, na Universidade de São Paulo (FAU em Concerto).

FERNANDO TOMIMURA – piano

Sua atuação inclui apresentações como concertista, recitalista e camerista ao lado dos principais nomes do cenário musical brasileiro, e repertório diversificado. Além do Brasil, já se apresentou na Alemanha, Finlândia, Rússia, Espanha, Portugal, França, Polônia, Hungria, Áustria, Suíça, Argentina e Chile. É pianista da Fundação Osesp e da Escola Municipal de Música de São Paulo. Em 1999 estreou como diretor musical na ópera A Solteirona e o Ladrão de Gian Carlo Menotti. Fez a estreia brasileira de obras de Béla Bartók e Silvio Ferraz e gravou trilhas sonoras para filmes. Em 2006 gravou, de Willy Corrêa de Oliveira, a série para piano ”Velhos Hinos Cantados de Novo”.

Orquestra de Cordas da OSESP abrilhanta a noite de lançamento

Osesp – Desde 1954, a Osesp trilhou uma história de conquistas, que culminou em uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente pela qualidade e excelência. Foi dirigida pelo maestro Souza Lima e pelo italiano Bruno Roccella, mais tarde sucedidos por Eleazar de Carvalho, que por 24 anos permanece à frente da Orquestra e deixa um projeto para sua reformulação. Com o apoio do Secretário de Cultura e o empenho do Governador Mario Covas, em 1997 o maestro John Neschling é escolhido para assumir a direção artística e conduzir essa nova fase na história da Osesp. A Sala São Paulo é inaugurada em 1999 e, nos anos seguintes, são criados os coros Sinfônico, de Câmara, Juvenil e Infantil; o Centro de Documentação Musical Maestro Eleazar de Carvalho; o Serviço de Assinaturas; o Serviço de Voluntários; os Programas Educacionais; a editora de partituras Criadores do Brasil; e a Academia da Osesp. Em maio de 2009, a Osesp ganha o XII Prêmio Carlos Gomes na categoria Orquestra Sinfônica, pelo conjunto de apresentações realizadas durante o ano de 2008. Indicada pela revista inglesa Gramophone como uma das três orquestras emergentes no mundo às quais se deve prestar atenção, a Osesp dá continuidade ao projeto de ampliação constante da cultura musical brasileira e para a Temporada 2010 conta com o maestro francês Yan Pascal Tortelier como regente titular e o músico e escritor Arthur Nestrovski como diretor artístico.

Coro Sinfônico da OSEP, sob o comando da maestrina Naomi Munakata

Instituída em junho de 2005, a Fundação Osesp administra a Orquestra, a Sala São Paulo e, conseqüentemente as relações de trabalho de mais de 290 pessoas – entre músicos, administração e técnicos – permitindo maior agilidade administrativa, ampliação de parcerias e melhoria na qualidade dos serviços oferecidos.

SERVIÇO

Sala São Paulo Segunda, 11/4 (21h) Preço único: R$50

Aposentados, pessoas acima de 60 anos, estudantes e professores da rede pública têm 50% de desconto, mediante comprovação

Recomendação etária: 7 anos

Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.

Ingressos também pela Ingresso Rápido 4003-1212 – www.ingressorapido.com.br

Estacionamento: 611 vagas (20 para Portadores de Necessidades Especiais e 33 para Idosos) – R$ 12.

Sala São Paulo (1484 lugares) – Pça. Júlio Prestes 16

Bilheteria: (11) 3223-3966.

SOS 日本

今般、日本東北大震災の被害者のための慈善活動を文化事業と食文化を通して応援することを目的とした運動が、ブラジル・サンパウロを拠点に開始された。

日系5団体(ブラジル日本文化社会福祉協会、ブラジル日本都道府県人会連合会、ブラジル日本商工会議所、ブラジル援護協会、日伯文化連盟)、サンタクルス病院、在サンパウロ日本総領事館の後援を得て、このキャンペーンは「S.O.S. 日本」と名づけれた。

SOS日本は今後、いくつかの文化事業を通して募金を収集して可能な限り多くの義捐金を日本に送金する努力をするが、まずは「日本の皆さんに、ブラジルからの応援を送りたい」とマスコミを呼びかけている。

同キャンペーンはブラジルの文化機関や政府機関からの賛同を受け、早くも4月11日(月)に、サンパウロの代表的コンサートホールで企画のリリース・コンサートを開催する。これにはサンパウロ州政府文化局により、会場のみでなく、世界的に評価されるOSESPオーケストラの弦楽器(指揮者・ヴァグナー・ポリスチュック、コーラス(指揮者・宗像直美)も提供された。

当日のコンサートでは武満徹の「弦楽のためのレクイエム」(1957年作品)のブラジル初のオーディションが組み込まれた。ブラジルの代表的作曲家エイトル・ビラ・ロボスの「ブラジル風バッハ第5番と9番」、中田喜直作曲の「蝶」(女性合唱組曲)も発表される。

コンサートの入場料は均一R$ 50,00で、60歳以上、学生は半額となる。入場券はサラサンパウロ劇場チケット売り場で直接購入できるが、イングレッソ・ラピド(チケットサービス電話(11) 4003-1212)でも購入可能。www.ingressorapido.com.br (手数料、デリバリー手数料あり)。当日の入場料は義捐金として日本に寄付されるが、劇場でも寄付金を受けつける。

サラ・サンパウロの住所はジュリオ・メスキッタ広場(鉄道ジュリオ・メスキッタ駅に隣接、ルス駅から徒歩10分、駐車場 R$12,00)。サラ・サンパウロは世界有数の音響環境を誇るクラシックコンサートホール。旧鉄道駅を修復して最新の音響・防音設備を導入して建設されたホール。

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