Neste ano do Centenário de nascimento de AKIRA KUROSAWA, o maior cineasta japonês e um dos mais importantes da história do cinema, São Paulo presta homenagens em exposição, no cinema e também na gastronomia.
O Instituto Tomie Ohtake está trazendo para esta comemoração, a exposição Kurosawa – Criando Imagens para Cinema (coleção de 80 story boards , que abre hoje para convidados, e vai até o dia 28 deNovembro. A Mostra BR de Cinema traz uma convidada ilustre: Teruyo Nogami, 83 anos, que foi assistente produção de Akira Kurosawa, e com quem viveu momentos históricos de preparação e filmagem de clássicos como Rashomon e Kagemusha. Nogami vem ao Brasil a convite da Mostra BR de Cinema, lançar seu livro “À Espera do Tempo – Filmando com Akira Kurosawa”, (Ed. Cosac Naif).
A Dô Cultural, dando início às suas atividades de conexão Brasil-Japão não ficou de fora. Lançou um projeto inusitado em homenagem a este centenário de Akira Kurosawa, elaborando um cardápio formado exclusivamente com pratos que o cineasta adorava. E ele era um bom gourmet e um bom garfo. Conexão cinema-gastronomia em escala cinematográfica!
Acompanhe aqui todo o processo de elaboração deste projeto, cuja elaboração foi deliciosa desde o início.
Antes, este documentário, Influences and Influence. Com George Lucas. Cenas antológicas, como Nagisa Oshima entreviastando o Grande Mestre.