Museus e eventos adiam atividades devido ao Coronavírus no Japão

Evento internacional de Tango, promovido pela Latina: cancelado.

Em um esforço concentrado para conter a disseminação do Novo Coronavírus, o Japão está adotando uma série de medidas jamais vista, sugerindo o cancelamento ou o adiamento de eventos que provoquem grandes aglomerações. Em alguns casos, está sendo uma solução intermediária, diminuindo a escala dos eventos. A orientação partiu do Primeiro Ministro Shinzo Abe, que pediu que as medidas sejam adotadas voluntariamente pelos organizadores, especialmente nas duas primeiras semanas de março. As escolas públicas de ensino fundamental foram aconselhadas a suspender as aulas até as férias da primavera, o que significa na prática, o mês de março inteiro sem aulas. 
A Universal Studios Japan e a Tokyo Disneyland anunciaram a suspensão de atividades até o dia 15 de março. 
O Museu Ghibli e o SanRio Pureland já fecharam para o público e estão procedendo a devolução dos valores para quem já comprou ingressos antecipados. 
Eventos de grande porte, geralmente programados para a estação da floração das cerejeiras também estão sendo reavaliados ou cancelados. Soubemos que o Foodex Japan 2020, a maior feira de gastronomia da Ásia e do mundo, que reúne 95 países e mais de 3.300 expositores foi abruptamente cancelada. Veja aqui o comunicado. 
Pavilhão do Brasil na Foodex organizado pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) e, Embaixada do Brasil em Tóquio Foto: Rúbia Hikari
Muitos eventos, de norte a sul do Japão estão sendo cancelados ou adiados, até de última hora, como uma medida emergencial. 
Museus Nacionais em Tóquio, Nara, Kyoto e Fukuoka anunciam fechamento até o dia 15 ou 16 de março. 
O novo Sumida Hokusai Museum também ficará fechado por duas semanas.
Foram cancelados também as apresentações de Kabuki, entre os dias 2 e 10 de março, nas cidades de Tóquio, Kyoto, Osaka e Fukuoka. 
Nos esportes, os jogos das ligas profissionais de Beisebol serão realizados, porém sem venda de ingressos para o público. Os jogos da J Leagues, da primeira e segunda divisão estão sendo adiados para depois do dia 15 de março. 
A Associação de Sumô do Japão informou que o Torneio de Gran Sumô da Primavera, inicialmente programado para o período de 8 a 22 de março, na cidade de Osaka “não será realizado como previsto”, dando a entender que ele poderá ser cancelado ou realizado a portas fechadas. 
Pontos turísticos tradicionais como Kamakura já sofrem quedas expressivas de visitantes. Em Kyoto, cidade que se tornou insuportável nos últimos anos devido à avalanche de grupos de turistas estrangeiros, vê-se tranquilidade. 87% do comércio local admitem quedas expressivas nas vendas. 

Para os turistas que mesmo assim, pretendem visitar o Japão neste período:  

  • Vai ser uma experiência inédita acompanhar a floração das cerejeiras com tamanha tranquilidade. Normalmente, a frequência de turistas é tão grande que é impossível até andar nos parques onde há floração de cerejeiras. Para os que sofrem de sensibilidade ao pólen, o uso de máscara é eficaz. 
  • O comércio segue normal. Restaurantes, botecos izakaya, casas de ramen estão funcionando normalmente. Há também a opção dos obentô, as marmitas japonesas, que são vendidas na área gastronômicas no subsolo das grandes lojas de departamento. Veja aqui nossa matéria sobre Obentô. Aqui também. 
  • Parques continuam abertos e com instruções redobradas de higienização das mãos. Há álcool gel espalhados na bilheteria e nos banheiros. 
  • Será uma ótima oportunidade para flanar pelos bairros mais tranquilos e conhecer melhor a cidade. 
  • Visitar as livrarias, como a Tsutaya no bairro de Daikanyama, adquire uma nova conotação e o passeio pelos seus livros de arte vale como uma visita a um museu.

    Livraria Tsutaya em Daikanyama, Tóquio.
 
0Shares