JO TAKAHASHI

Produtor e administrador cultural, arquiteto de formação pela Universidade Mackenzie e pós-graduação pela Universidade de São Paulo. Foi bolsista do governo japonês, por dois anos (1981-1983), estudando a arquitetura japonesa, onde se especializou no tema “A Cultura da Cor”.

Foi diretor de arte e cultura da Japan Foundation São Paulo, organização semi-governamental japonesa de intercâmbio cultural, onde atuou por 30 anos (1983-2012). Nesta instituição realizou mais de 3.000 projetos culturais, onde se destaca a curadoria da Semana Cultural do Centenário da Imigração Japonesa em São Paulo (2008), grandioso evento composto por mais de 150 atividades em dez dias e que contou com a presença do então príncipe Naruhito, atual Imperador do Japão.

Atualmente é diretor executivo da Dô Cultural, que realizou entre outros projetos, a promoção das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tokyo 2020 no Rio de Janeiro em 2016. É produtor de conteúdo do blog Jojoscope e da revista Hashitag, especializada em gastronomia japonesa. Suas áreas de atuação incluem produção cultural ( curadoria em exposições de arte, moda e design, mostras de cinema, palestras, concertos musicais e dança), produção editorial (para revistas estrangeiras como foco especialmente em gastronomia e moda), consultoria gastronômica, marketing e administração de redes sociais, incluindo produção de conteúdo.

Foi também curador de arte e cultura do Centro Cultural da Aliança Cultural Brasil-Japão, inaugurado em julho de 2017.

É autor de dois livros “A Cor do Sabor: a culinária afetiva de Shin Koike” , e “Izakaya: por dentro dos botecos japoneses”, ambos pela editora Melhoramentos, e detentoras do prêmio Gourmand World Cookbook Award. Atualmente está finalizando seu terceiro livro de gastronomia “Ramen/Lámen” pela editora JBC, com previsão de lançamento em julho de 2021.

1Shares