Misso Ramen pode combater o coronavírus

Enquanto os cientistas se apressam em tentar descobrir a vacina contra o novo coronavírus, vamos aqui a algumas divagações que, mesmo sem lastro científico, tem lá o seu fundo de verdade, constatado na prática. 
A tese aqui é que o ramen, e em particular, o missô ramen, é eficaz no combate à gripe, e por conseguinte deve ser bom também para o combate do coronavírus. 
Dentre os ramens, o de missô tem o caldo mais encorpado, e geralmente é feito com um blend de caldo de porco (tonkotsu) e o caldo de galinha. O do porco é extraído de ossos e a cabeça inteira do porco. Da galinha, é com carcaça. Com o cozimento por horas, extrai-se o colágeno e o tutano, que tem muito aminoácido, especialmente a glicina, que é um poderoso antiinflamatório. A glicina ajuda o corpo a produzir glutationa, um importante antioxidante que protege o corpo contra danos às células. Por ser um componente da creatina, um composto que fornece energia aos músculos está associada a outros benefícios para a saúde, como melhorar a saúde óssea e a função cerebral. 

Poderoso misso ramen do Jojo Ramen. Foto: Rafael Salvador

Na composição do caldo do missô ramen entra um componente fantástico, que é o alho, que possui importantes propriedades medicinais, como a alicina, um poderoso agente antiinflamatório e bactericida. Também conhecida como di-propenyl tiosulfinato, a alicina possui um altíssimo poder antibiótico, que livra a planta das bactérias presentes no solo. No alho a alicina carrega algumas vitaminas importantíssimas para o corpo humano, como a vitamina A, a B1, B2, C, além de uma série de outros minerais como o cálcio e o enxofre. 

Outro importante componente do caldo de missô é o gengibre, que confere acidez, tornando a sopa mais leve. O gengibre, todos sabemos, aquece o corpo e combate a gripe pois aumenta a temperatura interna. O coronavírus é particularmente sensível à temperatura. O gengibre também atua na inflamação da garganta e é desintoxicante e melhora o desempenho respiratório. 
O missô, por ser uma pasta fermentada de soja, tem uma função desintoxicante do organismo e possui uma intensa capacidade de limpar os pulmões. Para os chineses, o missô é uma fonte de energia yang (quente/positiva/ativa) fornecendo o calor e a energia que o organismo humano precisa no frio e, em geral, para necessidades energéticas de nosso corpo. Por isso as pessoas se sentem revigoradas só de tomar um gole de missoshiru

Misso ramen do Tamashii Ramen. Foto: Rafael Salvador

Mas o poder curativo do misso ramen não fica somente nas qualidades acima. A folha de nori que acompanha a maioria dos ramen tem betacaroteno, e fortalece as mucosas. Se o seu ramen vem com repolho, melhor ainda, pois esta verdura é um esterilizante natural do estômago. Ovo e a carne de porco são fontes potentes de proteína. 

E se todo este conjunto é servido fumegante melhor ainda. Só esta alta temperatura já espanta os vírus, mas os ingredientes combinados do misso ramen é um poderosíssimo remédio para a gripe, e possivelmente muito eficaz no combate ao novo coronavírus. 

Pasta de soja fermentada: um santo remédio.

 

0Shares