“Chawan Project: um universo em suas mãos” será projetado em Tóquio

Chawan Project, idealizado por Hideko Honma, dá um novo salto agora em novembro: o documentário Chawan Project: Um Universo em Suas Mãos será exibido em uma sessão exclusiva, no dia 12 de novembro, na Embaixada do Brasil em Tóquio. Para isso, o filme recebeu legendas em japonês e em português.
Hideko e um grupo de ceramistas brasileiros e japoneses estarão presentes no evento, que começa às 18h30. Quem estiver no Japão nessa época e quiser participar, é preciso se inscrever, enviando um e-mail para: cultural.toquio@itamaraty.gov.br 

Participantes da mesa redonda realizada em dezembro de 2018, da esquerda para a direita: Mestre Soichi Hayashi (Urasenke Brasil), diplomata Fausto Godoy, Kenjiro Ikoma, professor Vitor Hugo Kebbe, Hideko Honma, Shugo Izumi, Telma Shiraishi, Mitsue Yuba, Carla Saueressig, Jo Takahashi, Shoko Suzuki. Foto: Nikko Fotografia

Aliás, Hideko e o grupo de ceramistas estão percorrendo o Japão, de norte a sul, em pesquisa sobre fornos e características de produção da cerâmica em vários locais, como Arita, onde Hideko teve o primeiro contato com essa arte. A chawan, a tigela japonesa, é uma das peças favoritas de Hideko, por ser uma peça ao mesmo tempo singela e essencial, cheia de referências culturais. Em 2018, a ceramista criou um projeto para explorar toda a riqueza contida nessa peça. Um verdadeiro universo de sentidos e sentimentos, histórias e reflexões. O Chawan Project começou como um ciclo de palestras, realizado na Japan House de São Paulo, que levou ceramistas e especialistas em cultura e arte a falar sobre essa peça.

Ao final desse ciclo, o que o projeto constatou foi que existiam muitas histórias de vida, de busca por técnicas, de aperfeiçoamento, de dedicação à arte da cerâmica. Logo surgiu a ideia de fazer o documentário, viabilizado por meio de uma campanha de crowdfunding.

A queima Ohi Yaki foi o tema do workshop realizado no Atelier Hideko Honma, em São Paulo Foto: Rafael Salvador

O documentário, de 60 minutos, intercala explicações de Hideko sobre conceitos, técnicas, fornos e argila usados na confecção de chawans com imagens e depoimentos dos ceramistas nas palestras e em seus ateliês. Ficou pronto no primeiro semestre de 2019, e teve seu lançamento oficial na mesma Japan House.
Participam do filme seis ceramistas: Akinori NakataniKenjiro IkomaKimi NiiShugo IzumiShoko Suzuki e Mitsue Yuba. Também foram convidados a falar os mestres da cerimônia do chá Sôen Hayashi e Sôichi Hayashi, da Fundação Urasenke do Brasil, e o antropólogo Victor Hugo Kebbe, entre outros.
Um workshop realizado no atelier de Hideko Honma pelo grão-mestre Ôhi Chozaemon XI, da 11ª geração de uma tradicional família que faz a cerâmica do estilo raku desde o século 17, enriquece o documentário.

Hideko Honma recebe em seu estúdio, o mestre Ohi Chozaemon XI. Foto: Cindy Diniz

Ao reunir todos esses conteúdos, o filme acabou se tornando um importante registro do trabalho e da contribuição de ceramistas de origem japonesa para a arte brasileira.
Por isso, é com muito orgulho que a equipe está levando esse documentário ao Japão.

Ficha Técnica
Chawan Project: Um Universo em Suas Mãos
Ano de lançamento: 2019
Idealização e curadoria: Hideko Honma
Produção: Jo Takahashi + Dô Cultural
Roteiro: Rafael Salvador
Montagem e Finalização: Paulo Barbagli
Direção de Fotografia: Paulo Barbagli e Rafael Salvador

EXIBIÇÃO NA EMBAIXADA DO BRASIL EM TÓQUIO 
Dia 12 de Novembro, a partir de 18h30 
Palavras de Abertura: Embaixador Eduardo Paes Saboia
Palestra da ceramista Hideko Honma 
Projeção do filme
Endereço: 2-11-12 Kita Aoyama, Minato-ku, Tokyo
Tel: 03-3404-5211
Acesso: 10 minutos a pé da saída 3 da estação Gaienmae, Linha Ginza (Tokyo Metro)
Veja MAPINHA aqui. 

Para saber mais sobre o Chawan Project, siga o projeto no Facebook (@chawanproject) e no Instagram (chawanproject).

Você pode ver mais sobre o Chawan Project acessando o blog de Hideko Honma: https://blog.hidekohonma.com.br/

Aqui em Jojoscope você pode espiar estas matérias: 

Lançamento do video “Chawan Project: Um Universo em Suas Mãos”
Vamos colaborar para produzir o documentário do Chawan Project?

0Shares