Shodô: a arte da caligrafia

Shodô (書道) é a caligrafia japonesa, a arte da composição das letras, escrita com pincel sobre o papel japonês washi e utilizando a tinta sumi, que é feita à base de carvão.

São duas as regras básicas do shodô: a utilização dos caracteres japoneses (ideogramas ou kana), e a escrita ser executada numa pincelada, sem retoques. É considerado uma arte, pois a caligrafia produz uma diversidade de traços com densidades particulares e os traços, delicados ou vigorosos, de acordo com o movimento e a força que se impregna adquirem uma expressividade própria. A manipulação do pincel lembra os movimentos de dança. O controle minucioso da quantidade de tinta provoca texturas diferentes que vão do preto intenso ao cinza quase transparente.

Por ser uma arte que exige aperfeiçoamento constante, até atingir uma caligrafia com personalidade própria, é considerado um “caminho” (dô).

CURSO

Para aqueles que desejam aprender os princípios do shodô, o novo Centro Cultural da Aliança Cultural Brasil-Japão oferece cursos regulares. Foi realizada uma demonstração, conduzida pelo professor Elcio Y. Yokoyama, durante a inauguração das atividades do Centro, no início de Setembro.

Resultado da aula demonstração, sob coordenação do prof. Elcio. Foto: cortesia

Elcio Y. Yokoyama é arquiteto e urbanista formado em 2005 pela Universidade Mackenzie, tendo exercido atividades profissionais ligadas à arquitetura, calígrafo em Shodô e empresário desde 2005. Durante 25 anos, foi aluno do grande mestre de Shodô, Nampo Kurachi, e é considerado seu discípulo.

 

SERVIÇO

Curso Regular de Shodô – 2º semestre 2017

Sábados (1º e 3º do mês) Data: 16/09 até 09/12

Horário: 09h~11:30h

Valor: R$ 330,00 (mensal)

Material:

Pincel grosso(oofude); pincel fino(kofude); recipiente para colocar tinta(suzuri); barra de carvão para preparar a tinta (sumi); feltro(shitajiki); peso(bunchin); protetor para guardar pinceis(fude maki); papel para shodô(hanshi).

Onde encontrar os materiais:

Livraria Sol | Kyoto Comercial | Trendy | Livraria Chinesa |Casa do Artista | ACBJ (papel)

Informações e inscrições:

CENTRO CULTURAL ALIANÇA
Rua Deputado Lacerda Franco, 328, Pinheiros, São Paulo – SP (11) 3031-5550
pinheiros@aliancacultural.org.br

Professor Elcio com algumas de suas obras. Foto: Jojoscope
0Shares