O missô ( 味噌 miso) é uma pasta fermentada de soja e sal, muito utilizada na culinária japonesa. Os imigrantes japoneses no Brasil, desde cedo desenvolveram técnicas locais para produzir o missô, e também o shoyu, com os ingredientes que eram disponíveis à época. Com isso, criaram as bases para a produção destes insumos tão tradicionais em sua terra de origem, com métodos adaptados ao que era possível aqui. Assim nasceu no Brasil, um missô mais rústico, de sabor mais acentuado. Depois, com a possibilidade de se obter o koji, o fermento que tem como base a levedura Aspergillus oryzae, trazida do Japão, a produção do missô brasileiro ganhou novo impulso. Mas o missô caseiro, preparado com carinho pelas senhoras japonesas guardam um sabor afetivo difícil de esquecer. (Foto ilustrativa de uma porção de missô)
É a partir desta receita de família que Thaís Sayuri Kurita Murakami, uma jovem formada em Direito, com foco em Direito de Família, Civil e Trabalhista na área condominial resolveu transformar o missô caseiro em produto, em 2017, juntamente com o seu irmão. Assim nasceu o Missô Karai. Em 2022, Thaís fez uma parceria com Cláudia de Oliveira Fontes, formada em Administração de Empresas e com MBA em Gestão Estratégica de Compras. Ambas estavam buscando um novo caminho de empreendedorismo e resolveram relançar a Missô Karai em novo formato, reformulando a receita de família, tornando-a mais natural para o consumo diário e criando uma nova identidade visual para o produto. (Foto cortesia: Misso Karai)
No início foram tateando o mercado sem muitas pretensões, mas acabaram impressionando pela qualidade inovadora. Entraram no nicho dos temperos para cozinha japonesa, mas a receita do Misso Karai é muito versátil, pois ao missô é agregado pimenta dedo-de-moça em diferentes gradações, tornando esse insumo muito versátil para o uso no dia-a-dia, para muito além da culinária japonesa. Aliás, em nossa opinião, o Misso Karai é muito mais apropriado para a cozinha asiática não-japonesa e também para receitas com pães, massas, sopas, temperar carnes e até saladas. Lembra levemente o Tobanjan chinês ou o gochujang coreano, ambos temperos com muita pimenta. (Foto: jojoscope)
As meninas não brincam em serviço. Estão costurando parcerias criativas para demonstrar a amplitude de uso deste produto, que tira proveito da rusticidade do missô fabricado no Brasil e agregam o sabor da pimenta. Uma dessas parcerias é com a Oyako Tsukemono, que lançou o oniguiri de costela de porco no Misso Karai, que ficou espetacular e hoje é um dos campeões de venda e nosso preferido sempre que pedimos. Este é o recheio do oniguiri de costela. Observem a riqueza disso !!! A foto é do instagram @oyako.tsukemono.
A padaria Hakkopan também lançou, no final de 2023, a focaccia de berinjela temperada no Misso Karai. Aqui, o timão do Misso Karai (a Thaís e a Cláudia, nas extremidades), e o timão da Hakkopan (no centro, Karin Aki Yaegashi e Andreia Yamane), mostrando orgulhosas, a criação em parceria da focaccia de berinjela. (Foto: Instagram @hakkopan)
Uma aplicação caseira que fizemos foi no Mabodofu com berinjela temperados com Misso Karai. Esta receita já entrou na lista de nossas favoritas, pois o Misso Karai dá um toque asiático a este prato. Vai carne moída refogada com alho e gengibre, berinjela previamente frita para amolecer e o tofu por último. Incluímos pimentas dedo de moça, colhidas na hora. Daí se mistura uma generosa porção de Misso Karai e acerta-se o ponto do sal, que pode ser substituído por um bom shoyu. Recomendamos o Yamasa ou a Kikkoman, pois são de fermentação realmente natural, sem aditivos e sem corantes caramelos. O Misso Karai permite vários usos e por isso é versátil e divertido pensar no que ele iria bem. Não duvido que ele vai se harmonizar bem com manteiga no pão fresquinho. Ou pra chuchar palitos de legumes, como cenoura, nabo ou pepino japonês.
A rede de vendas do produto ainda é limitada a poucos pontos de venda física. Elas atendem em São Paulo por whatsapp e em algumas cidades. Consulte pelo Instagram como proceder. Mas claro, a ideia é ampliar. “Queremos espalhar o sabor do Misso Karai para todo o Brasil”, anuncia Thaís.
Clique na imagem abaixo para entrar no Instagram do Misso Karai e ver as lojas físicas que revendem o produto, ou pedir por whatsapp.