Hokusai no cinema

Apenas uma personalidade japonesa foi eleita para figurar entre as “100 mais influentes pessoas do mundo no milênio”, pela famosa revista americana LIFE, publicada em 2018. Trata-se de Katsushika Hokusai (葛飾北斎 – 1760-1849), gravurista de ukiyo-e, que chegou a influenciar artistas do mundo ocidental como Van Gogh, Claude Monet e Edgard Degas. Hokusai foi considerado a referência principal para o movimento Japonismo que eclodiu na Europa no século 19. Hokusai é mundialmente conhecido como o autor da série de xilogravuras Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji  (富嶽三十六景, Fugaku Sanjūroku-kei, c. 1831) que inclui sua obra mais conhecida, A Grande Onda de Kanagawa, criada durante a década de 1820. 

A obra parece enorme, em virtude do dinamismo e da perspectiva. Mas mede apenas 25,7 por 37,8 centímetros (menor que um papel tamanho A3). Lembrando novamente que esta obra pertence à série sobre as vistas do Monte Fuji, o tema central não são as ondas, como o título pode induzir, mas sim o Monte, que aparece pequeno, ao fundo, mas com uma potência incrível, reforçada pela perspectiva e emoldurada pelo vigor das ondas. 

Essas ondas serviram como referência para obras posteriores, como é possível notar em “Nas ondas de Kakuda, a caminho da Ilha do Sado”, de Utagawa Kuniyoshi, produzida 6 anos após a Grande Onda. 

A obra máxima de Hokusai também serviu como inspiração para Van Gogh, que reproduziu o movimento das ondas no céu, em “Noite Estrelada”. 

A escultora Camille Claudel também parece ter tomado como referência A Grande Onda de Hokusai para criar “A Onda” (1897). 

E vejam só, até o compositor Claude Debussy reverencia A Grande Onda de Hokusai. Ele escolheu o tema para ilustrar a capa da partitura da composição “La Mer”. 

Bem mais recentemente, Andy Warhol faz uma releitura de A Grande Onda. 

Hokusai, apesar de ter vivido uma vida cheia de sofrimento e privações, chegou até os 89 anos, uma longevidade fora dos padrões para a época. Ele se auto desenhou aos 83 anos. 

Aqui outro detalhe de seu autorretrato. 
Foi com base nestes desenhos que o ator e dançarino de butô Tanaka Min criou a caracterização de Hokusai em seus derradeiros anos, para o filme Hokusai. 

 

O filme HOKUSAI foi dirigido por Hajime Hashimoto, mais conhecido por seus trabalhos em mini-séries para a televisão e foi lançado comercialmente em novembro de 2020. Tem no elenco Hiroshi Abe, que já trabalhou com Hirokazu Koreeda (em Depois da Tempestade), e Min Tanaka, ator e dançarino de butô, que interpreta Hokusai já ancião, mas ainda com forte vibração buscando a perfeição em sua arte. 

Hokusai integra um dos filmes da Mostra de Cinema da Fundação Japão. Em São Paulo será mostrada com exclusividade em duas únicas exibições: no dia 9 de dezembro, às 13h30 e no dia 11 de dezembro, às 11h30 no Cine PlayArte do Shopping Center 3, na avenida Paulista. Os ingressos custam R$ 36,00 e R$ 18,00. 

 

 

0Shares