Bentô Box by chef Telma Shiraishi

 Chef à frente do renomado restaurante Aizomê inaugura nova marca inspirada nas marmitas japonesas, para delivery e agora disponível no quiosque do Parque do Ibirapuera nos finais de semana. 

Casual e de fácil transporte, o bentô – ou obentô ( お弁当 ), como são chamadas as marmitas japonesas, são o carro-chefe do Bentô Box, é uma nova startup  do casal Telma e Marcelo Shiraishi.

A marca, que nasce em ambiente digital com loja própria no Ifood, parte do desejo da chef em oferecer refeições práticas e cuidadosamente elaboradas, preparadas com os mesmos ingredientes usados em seu restaurante Aizomê, mas apresentadas em embalagens modernas e descontraídas. A intenção também é ter maior liberdade para oferecer novas combinações de sabores e preparações, em formato mais casual e divertido. Sugestões sazonais, temáticas e festivas sempre se encaixarão no menu para marcar seu caráter dinâmico e sintonizado com o tempo e as tendências, sempre com novidades.

A boa novidade é que estes obentôs estão sendo disponibilizados no Parque do Ibirapuera, nos finais de semana, no Espaço Gastronômico criado pela IFood, do lado do Museu AfroBrasil e próximo do Planetário. 

Yakiniku, Yakitori e Yakizakana, de cima para baixo.
Opção vegetariana: tofu, legumes e cogumelos.

O cardápio base contém opções equilibradas, inspiradas nos tradicionais donburis: uma porção de gohan (arroz japonês) complementada por preparações reconfortantes e cheias de sabor, montadas em simpáticas e práticas caixinhasA seleção do menu é apresentada em dois tamanhos: P (300g) e G (500g), e traz sugestões como Yakiniku (carne finamente fatiada salteada com cebola, molho especial da casa e gergelim, mais tsukemono – conservas japonesas); Yakizakana (peixe grelhado com vegetais salteados e gergelim); Yakitori (sobrecoxa de frango grelhada ao molho teriyaki e gergelim, mais tsukemono – conservas japonesas) e o vegetariano Yasai (tofu grelhado com vegetais e cogumelos salteados ao shoyu, mirin e gergelim).

Itens que já fazem sucesso no cardápio do Aizomê, como o Camarão empanado (camarão, flocos de arroz e aonori), o Karaaguê (pedaços de sobrecoxa de frango desossado, marinado e empanado), o Mix de cogumelos (seleção de cogumelos salteados ao shoyu e sake) e a Salada oriental (mix de folhas e brotos orgânicos, cenoura, pepino e tomatinhos com tofu marinado e chips de raízes com molho de gergelim da casa) também estão no cardápio do Bentô Box.

E há também o Futomaki, que virou uma tendência por aqui. O sushi enroladão da chef Telma vem com cebolinha, omelete japonesa (adocicada), pepino, kampyo e benishoga (gengibre curtido no vinagre de ameixa) e vem com oito fatias. 

Futomami: colorido, delicioso, super prático, é uma opção boa para um lanchinho fora de hora.

E tem sobremesas também no Bento Box ! Há boas opções como o Nama choco cake (bolo intenso de chocolate em camadas), o Choux cream (Massa choux com craquelin e recheio de creme leve de baunilha) e o Ice Moti (sorvete de chocolate, de morango ou de matchá envolto em massa fina de moti – arroz glutinoso japonês). Oferece ainda, duas versões de pudim: o Pudim de Matchá e o Yuzu Purin, com calda perfumada do cítrico queridinho do momento. 

Bentôs

O obentô ou bentô – como é mais conhecido popularmente, é uma espécie de marmita japonesa onde uma refeição completa é disposta dentro de uma caixa ou recipiente que possibilite seu transporte para consumo posterior. Essa é uma tradição que surgiu no século 12 com o intuito de carregar alimentos pelos viajantes. Desde o fim do século 19 eles se tornaram extremamente populares em todo o Japão e hoje podem ser encontrados em lojas de conveniência, estações de trem e restaurantes. Apesar da infinidade de opções oferecidas em todo lugar, essencialmente o obentô reflete uma cultura familiar e caseira, pois eram preparados em casa e simbolizavam o carinho de uma mãe ao preparar o bentô de seus filhos para levar à escola, ou a preocupação de uma esposa amorosa ao cuidar do almoço de seu marido trabalhador.

Veja outra matéria sobre o Obentô: 
OBENTO: TRADIÇÃO E MODERNIDADE DAS MARMITAS JAPONESAS


SERVIÇO

BENTÔ BOX

Funcionamento: Segunda a sábado, das 11h às 14h30 e das 18h às 21h30 | Domingo, das 11h às 15h

Pedidos: via Ifood

Cardápio completo: https://bityli.com/gQeud

 

Sobre Telma Shiraishi

Durante muito tempo, difundiu-se a ideia de que as mulheres não poderiam estar à frente das cozinhas japonesas. Telma Shiraishi quebrou esse tabu, conquistando não só o paladar criterioso dos paulistanos e da crítica especializada, mas também o respeito de toda uma exigente comunidade japonesa.

A chef hoje, além de estar à frente do Aizomê Jardins, seu primeiro restaurante – que em 2021 completa 14 anos, abriu, em 2019, uma unidade na Japan House São Paulo. Em 2018 o projeto inicial na Japan House havia sido uma bem-sucedida pop-up store de obentôs.

O conjunto da obra rendeu à chef, que também está à frente da cozinha do Consulado do Japão em São Paulo, o título de Embaixadora para Difusão da Cultura e Culinária Japonesa, concedido pelo governo japonês. Telma é a primeira profissional brasileira e uma das raras mulheres no mundo a receber a honraria. 

O reconhecimento de seu trabalho também rende prêmios da mídia especializada. Sob sua batuta, o Aizomê foi eleito, por três anos consecutivos, melhor restaurante japonês pelo Melhor de São Paulo, guia especial do jornal Folha de S. Paulo, e a própria Telma escolhida como chef do ano de 2019 pelo mesmo júri – aqui também, a primeira mulher da história do veículo a carregar o título.

0Shares