O ano começa com a Semana do Curry

Curry, em inglês, Karê (カレー) em japonês. Este condimento muito amado no Japão tem uma data em que ele é homenageado: 22 de Janeiro, é o dia do Curry no Japão. A data foi definida pelo Conselho Nacional de Nutricionistas Escolares (全国学校栄養士協議会) , que introduziu este prato na merenda escolar. O curry já fazia parte do cardápio doméstico no Japão, há algumas décadas, mas foi nos anos 80 que ele adquiriu o status de um prato gourmet. Restaurantes se especializaram em receitas à base do condimento e surgiram redes, como a Curry House CoCo Ichiban-ya, que em dezembro de 2020 contava com 1.205 casas em sistema de franquia, espalhadas pelo Japão, além de mais 100 unidades expandindo-se para países como Estados Unidos, China, Coreia e Tailândia. 

No Brasil, a Jetro – Japan External Trade Organization – resolveu implementar a Semana do Curry, uma iniciativa inédita, para explorar as potencialidades deste condimento e testar a aceitação do mercado brasileiro. Para isso, convocou os estabelecimentos que já receberam o selo Japan Food Supporter Store (Programa de Certificação de Estabelecimentos que comercializam e promovem alimentos e bebidas japoneses no exterior), para uma ação conjunta e simultânea para promover o curry no Brasil. Mais de 100 estabelecimentos do total de 140 cadastrados atenderam ao chamado da Jetro, e começam, a partir do dia 22 até o dia 28 de janeiro, a divulgar seus produtos. Restaurantes promovem seus pratos à base de Curry, e as lojas que comercializam produtos alimentícios japoneses, vão colocar os tabletes e pós de curry, além das versões instantâneas, em locais estratégicos em suas gôndolas. 
Veja a lista completa dos estabelecimentos participantes da Semana do Curry, clicando AQUI. 

Karaague Karê (Curry com croquetes), criação do chef Luis Ishikawa, para o Hydden by 2nd Floor (foto: divulgação do restaurante)

A Jetro preparou um mapa, que pode ser acessado no site oficial da Jetro São Paulo, onde constam todas as casas participantes da pimeira Semana do Curry. Há restaurantes já tradcionalmente conhecidos pelo seu curry, como é o caso do Izakaya Matsu e o Kidoairaku, operando neste momento em sistema delivery ou take out. A eles se juntaram restaurantes mais novos, como o Hidden By 2nd Floor, do chef Luis Ishikawa, finalista do Washoku Wold Challenge 2020. Também merece destaque a ação do Kinoshita (Estrela Michelin por seis anos consecutivos), que tem a cozinha comandada pelo chef William Nishimura, e que resolveu “ressuscitar” o karê do Kinoshita, prato icônico criado pelo seu fundador, Toshio Kinoshita, nos idos dos anos 1980, quando a casa ainda atendia na Rua da Glória, no bairro da Liberdade, em São Paulo. O senhor Toshio revolucionou o karê que era conhecido nos lares dos japoneses até então, que era mais ensopado, introduzindo um novo conceito de curry, de sabor potente e defumado, resultado da farinha e cebola tostada, que agregava profundidade e potencializa o umami. 

Tablete de curry da série Daiso Select. (foto promocional)

Além dos restaurantes credenciados pelo selo Japan Food Supporter Stores, participam também lojas especializadas em produtos japoneses. Só a Daiso Brasil convocou todas as suas unidades, que somam mais de 40 filiais espalhados por todo o país, para promover o tablete que é exclusividade Daiso, a Uchi no Teiban Karê e o curry instantâneo Curry Sauce (só esquentar em água fervente). Sim, a Daiso comercializa alimentos e bebidas também. Estes produtos da Daiso têm um custo-benefício bem interessante. 
Para divulgar a Semana do Curry, a Quickly Travel convidou o diretor presidente da Jetro em São Paulo, Hiroshi Hara, e o diretor de comércio exterior, Hiroyuki Saito. Eles foram entrevistados pela vice-presidente da agência, Mami Fumioka, e pelo produtor cultural e autor de Jojoscope, Jo Takahashi. Assista a live na íntegra. 

 

Alguns dados interessantes que surgiram neste bate-papo: 

  • Segundo o Ministério dos Assuntos Internos e Comunicação do governo japonês, por meio de sua Estatística de Economia Doméstica, e também por dados publicados pela Cooperativa das Indústrias de Curry do Japão, o consumo anual de curry no país é da ordem de 10 bilhões de porções anuais, consumidos por 120 milhões de pessoas, que é a população do Japão. 
  • Isso dá uma média de 80 refeições de curry por ano per capita, o que equivale na prática que, cada japonês consome mais de uma refeição de curry por semana. Esse número envolve toda a população, e inclui também os bebês, que certamente não comem curry. Então, esse número de refeições per capita aumenta consideravelmente. 
  • O educador americano William S. Clark, quando lecionava química, biologia e botânica em Sapporo, província de Hokkaido em 1876, constatou que a alimentação japonesa era muito frugal, com exceção do curry, que ele considerou nutritiva. Clark chegou a recomendar aos seus alunos que comessem curry dia sim, dia não, e com isso o prato se popularizou. 
  • Além da versão mais popular do curry, chamado de Karê Raisu (curry and rice), há variações como o Curry Udon, Curry Ramen e o Curry Soup. Explorar receitas diferentes em torno do mesmo condimento é um dos desafios desta Semana. 
  • O Embaixador do Japão estará visitando alguns restaurantes em Brasília pra provar o curry oferecido por eles. Da mesma forma, os cônsules nas cidades participantes também farão o mesmo. 

SERVIÇO
Semana do Curry  22 a 28 de janeiro de 2021 
#semanadocurry  
Realização: JETRO São Paulo  
Colaboração: Embaixada do Japão no Brasil, Consulados-Gerais do Japão no Brasil, Japan House São Paulo e Fundação Japão  

Mais informações também no Instagram da Jetro São Paulo e no Instagram Jojoscope. 

0Shares