O Dia Nacional do Sushi é comemorado no Japão, no dia 1 de Novembro. A celebração se oficializou em 1961. Mas qual é razão de terem escolhido esta data?
Lá, nesta época, o outono mostra a sua cara na paisagem. As montanhas começam a mudar de cor e ficam esplêndidas em tons amarelo e vermelho.
É a estação das frutas e dos bons peixes. Por causa da temperatura mais fria, os pescados chegam mais gordos. É quando todos os alimentos também ficam mais deliciosos. O outono é definitivamente a estação da boa comida. Os japoneses falam shokuyoku no aki (食欲の秋) ou “o outono do apetite”.
Mas tem uma outra razão mais intrínseca, e esta vem do teatro tradicional, o Kabuki.
Na peça “Yoshitsune Senbon Zakura” (義経千本桜), ou literalmente, Yoshitsune e os Mil Pés de Sakura, no terceiro ato, intitulado “Sushiya no Dan”, o personagem central da peça, o General Taira no Koremori, refugia-se no interior de uma casa de sushi administrado por Yazaemon, fugindo de uma perseguição. Com o tempo, surge um romance entre Koremori e a filha de Yazaemon. Koremori é adotado por Yazaemon, e se torna “Yasuke da Casa de Sushi”. O dia que Koremori muda seu nome é o dia 1 de Novembro, a data em que um general de alta patente é adotado por uma casa de sushi.
Aqui em São Paulo, algumas casas oferecem uma degustação de sushi em alusão à data comemorativa. Uma delas é o Aizomê, da chef Telma Shiraishi. O menu especial é composto por 8 tipos de sushi, que é praticamente uma amostragem do Edomae-zushi: futomaki (o sushi enrolado grosso), inarizushi (sushi dentro de um trouxinha de aguê, o tofu frito e temperado), battera (sushi prensado de cavalinha marinada e alga shiroita kombu), tekkamaki (sushi enrolado fino, de atum), kappamaki (sushi enroldo fino, de pepino), uma seleção de 5 niguirizushi, um tamagoyaki (omelete japonesa) e um gunkan de uni (ouriço do mar) ou ikura (ovas de salmão). O menu ainda traz um otôshi (couvert), entrada e o osuimono (caldo claro à base de peixe). Este menu será servido apenas no almoço, pelo delivery ou na unidade na Japan House São Paulo. As reservas são feitas pela plataforma The Fork ou pelo telefone 2222-1176. Delivery pelo site www.aizome.com.br/delivery ou whatsapp (11) 97247-3862.
Para comer o sushi corretamente tem algumas regras básicas.
O ideal é sentar-se no balcão, de frente para o sushiman. No Japão, o sushiman é chamado de Itamae e o chefe dos Itamae é chamado de Hanaita.
Observar e acompanhar o preparo de cada sushi é um ato de interação.
O sushi deve ser comido logo que é servido à sua frente. Nada de ficar conversando e esquecer o sushi repousando na sua frente. O sushiman está oferecendo o sushi com todo o frescor e é esse frescor que você deve apreciar.
Sobre o shoyu: nada de poças de shoyu para “temperar” o seu sushi. O sushi servido no balcão muitas vezes já vem com uma pincelada de shoyu da casa, na quantidade exata. Essas peças não necessitam de shoyu extra.
O niguiri-zushi (aquele que vem com um peixe por cima do shari, o bolinho de arroz temperado) deve ser delicadamente tombado de lado para receber um pouquinho de shoyu e entrar na boca nessa mesma posição. O correto é o peixe entrar em contato com a língua e o shari se espalhar no céu da boca. O bom shari desmancha na boca e libera o vinagre provocando uma explosão de sensações gustativas.
Já o gunkan-maki (o sushi envolto com a alga nori e topping por cima) deve ser comido na posição em que é servido, ou seja, o topping por cima.
Confira algumas dicas sobre como comer sushi corretamente com a Piti Koshimura, do blog Peach no Japão. A direção do video é de Roberto Maxwell, do Direto do Japão. Clique na imagem para ver o video e confira muitas outras dicas com a Piti e o Roberto Maxwell.
2019 foi marcado também por uma nova era no Japão, com a ascensão ao trono do Imperador Naruhito, no dia 22 de outubro, e o Sushi Kenzo Liberdade lançou um novo prato, batizado como Reiwa, o nome da nova era. Olha que luxo, só peixes de primeira, fresquíssimos, selecionados pelo dono, senhor Takashi, no próprio dia. A porção dá para 4 pessoas e é recomendável reservar com antecedência. É um espetáculo !!
SERVIÇO
AIZOMÊ UNIDADE JAPAN HOUSE – Av. Paulista, 52 – São Paulo – SP Telefone (11) 2222-1176 Ramal 2
SUSHI KENZO LIBERDADE – Rua Thomas Gonzaga, 45F Telefone: (11) 3132-3777 Liberdade São Paulo SP
Mas e o Dia Internacional do Sushi, que é comemorado no dia 18 de Junho? Esse foi criado mais recentemente, em 2009. Na dúvida, que tal comemorarmos os dois?