Uma viagem interior, através do Chá

A Cerimônia do Chá Tradicional, realizada no dia 28 de Maio de 2011não poderia ser mais especial, com a presença das professoras do Centro de Chado Urasenke do Brasil, da ceramista Hideko Honma, que nos acolheu em seu lindo atelier (no antigo endereço) e com a participação especial da Monja Coen, então missionária da seita Soto Zenshu.

De kimono, da esq para dir: profs. Norma Salgado, Hiromo Ikeda e Souen Hayashi. Ao centro, a ceramista Hideko Honma e Monja Coen

As professoras Soen Hayashi, esposa do grão mestre Sokei Hayashi, professoras Hiromi Ikeda, Norma Megumi Salgado e Akiko Takahashi receberam os participantes de kimono, como manda a tradição. O espaço para a cerimônia foi cedido pela ceramista Hideko Honma, uma sala de tatames que normalmente é usado como seu escritório particular.

Monja Coen fala ao iniciar mais uma sessão: intensa comoção
Chawan à disposição: escolha pela cor, textura e peso.

Os participantes, ao chegarem, escolhiam uma taça chawan especialmente queimada pela ceramista para esta ocasião. A escolha foi absolutamente livre, mas alguns parâmetros guiaram a seleção: o tamanho da peça e seu peso, a textura e a cor de preferência. Afinal, tomar o chá em cerimônia requer esta absoluta interação com a peça cerâmica.

Profa. Akiko Takahashi, complementando informações sobre a degustação.

Para ajudar a desvendar os códigos cerimoniais da cerimônia do chá, foi colocado à disposição dos interessados o livro “Chanoyu Arte e Filosofia”, publicado, em português, pelo Centro de Chado Urasenke do Brasil e Aliança Cultural Brasil-Japão, em 1995. A obra aborda diferentes aspectos da cerimônia do chá, incluindo a história do chá, os princípios estéticos e filosóficos do chanoyu, conhecimentos básicos para aqueles que desejam aprender chanoyu, entre outros.

O livro cita os ensinamentos do XV Iemoto do Urasenke, o Grão-Mestre Sen Sôshitsu, para explicar que “chanoyu não é uma simples bebida para refrescar a boca ou saciar a sede, mas é, sobretudo, a manifestação de uma aventura”. Para ele, o sistema cultural sintético do chadô – “que surgiu com o ato de tomar uma tigela de chá” – envolve seis elementos que possuem um estreito relacionamento entre si. São os elementos de natureza religiosa, filosófica, ética, artística, ascética e social. Cada um deles se constitui em amplas facetas que propiciam a compreensão do espírito de “wa-kei-sei-jaku”, ou seja, respectivamente, harmonia, respeito, pureza e tranquilidade.

A Monja Coen, que fez uma participação entre a primeira e a segunda turma, iniciou sua fala com uma introdução à meditação. Em seguida, falou sobre o aspecto coletivo que forma a sociedade japonesa, traçando um paralelo com a cerimônia do chá, um ato coletivo voltado à introspecção.

Ceramista Hideko Honma fala sobre a função do chawan na cerimônia do chá

Para os mais interessados, Jojoscope selecionou uma bibliografia em inglês e português. Estes livros podem ser encontrados na biblioteca do Centro de Estudos Japoneses da Universidade de São Paulo ou na Fundação Japão.

  • CASTILE, Rand. The Way of Tea. Weatherhill, 1971.
  • CENTRO DE CHADO URASENKE DO BRASIL. Chanoyu: Arte e filosofia. Tradução de Nilo Nakao. Nobuko Nakamura. Aliança Cultural Brasil-Japão, 1995.
  • FUJIOKA, Ryoichi et al. Tea Ceremony Utensils. Tradução de Louise Allison. Weatherhill, 1973 (Arts of Japan).
  • HAMMITZSCH, Horst. O Zen na Arte da Cerimônia do Chá. Tradução de Alayde Mutzenbecher. Pensamento, 1977.
  • OKAKURA, Kakuzo. The Book of tea. Charles E. Tuttle, 1977. Edição brasileira O Livro do Chá, Estação Liberdade, 2010
  • ROCHA, Cristina Moreira da. A Cerimônia do Chá no Japão e sua Reapropriação no Brasil: Uma Metáfora da Identidade Cultural do Jjaponês. 1996.
  • SADLER, A.L.. The Cha-No-Yu: Japanese Tea Ceremony. Charles E. Tuttle, 1977.
  • SEN, Soshitsu. The Chado: Japanese Way of Tea. Weatherhill, 1979.
  • SEN, Soshitsu. Vivência e Sabedoria do Chá. T.A. Queiroz, 1981.
  • TANAKA, Sen’ô; TANAKA, Sendô. The Tea Ceremony. Kodansha International, 1998.
Grande procura pelo curso-degustação de chá – em agosto, mais um..

Para interessados que querem fazer um curso mais prolongado, este é o endereço:

Centro de Chado Urasenke do Brasil – Rua São Joaquim, 381 – 4º andar – sala 44 – Liberdade – 01508-001 – São Paulo – tel.: (11) 3208-5485/ 3271-9159 – Atendimento em português (11) 3815-3641. Atende 3ª, das 10h às 22h, 6ª, das 10h às 12h e das 14h às 16h. Primeiro e terceiro sábado, das 10h às 12h e das 14h às 16h. Primeiro e terceiro domingo, das 10h às 12h. Atende nas cidades de Mogi das Cruzes e Registro.

Fotos deste post: cortesia da Editora JBC | Ricardo Miyajima e Henrique Minatogawa, com exceção da primeira (JNTO)

Veja mais sobre a Cerimônia do Chá no site da Revista Made in Japan.

Leiam nossa resenha do O LIVRO DO CHA, aqui. 

0Shares