Mark Veen é um jovem cozinheiro nascido em Indaiatuba, SP que se apaixonou pelo lámen quando foi trabalhar no Jojo Ramen. Sentiu que havia um universo a ser desbravado. Havia aromas, sabores e filosofias que ele precisava descobrir. Foi então que decidiu fazer uma lamen trip por conta própria. Aos 28 anos, mochila nas costas, partiu para o Japão e foi acolhido pelo ramen master Takeshi Koitani, o mesmo que criou o cardápio do Jojo Ramen. Koitani tem um laboratório de ramen em Tokyo, onde recebe alunos e interessados do mundo inteiro que queiram conhecer a densidade do ramen in loco. O laboraório se chama Ra-Juku, o Ramen Creators Lab ラ塾, do grupo 株式会社 地雷源( jiraigen syndicate).
Além de frequentar as aulas práticas de Koitani, Mark percorreu várias cidades do Japão, especialmente aquelas que têm um rámen com personalidade e observou que cada localidade oferece seu rámen característico. Agora, já e volta ao Brasil, Mark se prepara para abrir o seu próprio lamen-ya.
Tudo foi registrado pelo produtor de conteúdo e apresentador da NHK World, Rob Max , um atento observador da cultura japonesa, que trocou o Rio de Janeiro pelo Japão há 11 anos.
Confira o vídeo aqui.
Conheça também a série desenvolvida por Rob Max, O Outro lado do mundo.