A primeira versão do Aizome Ichiba foi um sucesso e ultrapassou as expectativas mais delirantes. Até o tempo conspirou a favor. Com 100% de tempestade previsto para o dia, tivemos uma chuvinha deliciosa somente no término do evento, quando não havia mais público. A feirinha, que deveria durar até as 16 horas, estava com praticamente tudo vendido duas horas antes do final. Mesmo assim, o público permaneceu no local, compondo uma descontraída tarde de verão. Os mais apressados já formavam fila às 10h30, quando o caixa estava sendo instalado. Sim, tivemos muitos problemas no atendimento, mas graças ao espírito esportivo do público tudo pareceu uma saborosa desorganização. Era um clima de feira mesmo.
Na preparação, contudo, não houve desorganização. A equipe ficou até meia noite do dia anterior cuidando de todos os detalhes, sob o atencioso comando da chef Telma Shimizu, que também começava a preparar seus pratos, como o concorrido Bara-tirashi. E no próprio dia, o sushiman Victor Iwamoto já estava no batente do balcão às 5 horas da manhã, preparando o atum especialmente trazido por Mônica Fuentes Kikuchi. Marisa Ono carregou sozinha quase 200 itens em sua Paraty e saiu de madrugada de Ibiúna, onde fica sua chácara. De lá vieram as verduras fresquinhas e diferenciadas: mostarda, couve chinesa, Hiroshima-na, vagens, galanga, sansho. A pâtissiere Vivianne Wakuda assava as centenas de choux cream como se não houvesse amanhã.
E no dia, a montagem do Martins Café, com Noemi Cawabata e seus robozinhos; o chá da A Loja do Chá – TeeGschwendner com Gyokuro, Buquês de chá, Chocochá, Blend Natal Pão de Mel, da Carla Saueressig, com sua filha Sofia Silveira e dando assistência, a saquê somelière Sonia Yamane. Um desfile de saquês e shochus, além de licores, sob o comando de Alexandre Iida que trouxe também os barris de saquê para adornar, deram um toque ao espaço. Na cozinha, um reforço vindo do Izakaya Matsu, com os chefs Sergio Ouba e Toshi Akuta.
Na produção do dia, em pique de voluntariado e escotismo: Marcelo Shiraishi, marido da chef Telma e Cacau Yoshida, no comando do caixa. E no atendimento, Minori Miyake emprestando sua expertise em produção, adquirida na Fundação Japão, e Heidy Motta, experimentando o furacão de um evento pela primeira vez. E claro, toda a brigada do Restaurante Aizomê, que está de parabéns, pela competência e dedicação.
O toque final da montagem foi a chegada do carrinho da Gelato Boutique contribuindo com o toque de verão no dia.
Acompanhem nas fotos gentilmente cedidas por Rafael Salvador, como foi este dia intenso, rico de saberes e sabores.
Pré Produção
Gostosuras expostas
O público
Pós produção, antes da chuva
Todas as fotos, crédito: RAFAEL SALVADOR Nikko Fotografia