O papai merece uma comidinha com Umami

Carnes e alguns vegetais como tomate e milho são alimentos naturalmente ricos no quinto gosto do paladar humano – o Umami. Isso porque possuem, em sua composição, aminoácidos como o guanilato e o inosinato que proporcionam o Umami.

Pensando em oferecer um prato simples e saboroso para a comemoração do Dia dos Pais, o Comitê Umami Brasil preparou uma receita de ragú de rabada com polenta, que possui o quinto gosto de forma acentuada.

Outros alimentos, como queijos e cogumelos, também possuem o gosto Umami. Para senti-lo é só ingerir o alimento e após alguns segundos notar uma sensação diferente que permanece na superfície da língua, por um tempo mais longo que os gostos popularmente conhecidos – doce, amargo, azedo e sagado.

Veja mais receitas Umami em www.portalumami.com.br.

RAGÚ DE RABADA COM POLENTA

Rabada com umami !

Ingredientes

• 4 colheres (sopa) de óleo
• 1 cebola média ralada
• 1 peça de rabo bovino (1,5 kg)
• 3 colheres (chá) de sal
• 1 folha de louro
• 1,5 L de água
• 4 tomates médios e maduros, sem pele e sem sementes (720 g)
• 2 dentes de alho amassados• 3 colheres (sopa) de salsa picada
• 2 xícaras (chá) de fubá

Modo de Preparo

Em uma panela de pressão, coloque 2 colheres (sopa) de óleo, a cebola, a carne, 2 colheres (chá) de sal e o louro, e refogue em fogo alto por 15 minutos, ou até começar a dourar. Junte 500 ml de água e deixe cozinhar, em fogo médio, por 40 minutos após o início da fervura. Espere ceder a pressão, coe o caldo, reservando-o numa outra panela e desfie a carne com um garfo. Ainda na panela de pressão, coloque o óleo restante, o tomate, o alho, a salsa e a carne desfiada, e refogue por aproximadamente 5 minutos, ou até o tomate começar a desmanchar. Reserve aquecido. Leve o caldo da carne mais o restante da água ao fogo médio, adicione o sal restante e o fubá, de uma só vez, e mexa por 10 minutos, ou até estar cozido. Sirva a polenta com o ragú de rabada.

Rendimento: 6 porções.

Tempo de preparo: 1 hora e 10 minutos.

Dicas
1. Para o cozimento do fubá é importante que tenha pelo menos 1,5 L de líquido, caso o caldo da carne mais a água da receita não seja suficiente complete com mais água.
2. O rabo é adequado para preparos de receitas com o cozimento lento, como ensopados ou carnes de panela. Quando preparado com o osso, o molho se torna ainda mais saboroso e encorpado.

COMITÊ UMAMI
O Comitê Umami Brasil é um grupo criado para discutir e divulgar temas relacionados ao quinto gosto básico do paladar humano e ligado ao Umami Information Center (UIC), organização sem fins lucrativos, dedicada a pesquisas sobre o tema.

PORTAL UMAMI
Mais informações sobre o gosto Umami podem ser encontradas no portal: www.portalumami.com.br

0Shares