Sabe quem mais vai estar na cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Londres? As lindas vozes do grupo Mawaca, cantando músicas indígenas logo após a apresentação de Marisa Monte. O convite partiu de Beto Vilares, que compôs a trilha sonora para este show de encerramento e apresentação do Rio de Janeiro como a próxima cidade sediadora das Olimpíadas. As vozes do grupo foram gravadas em São Paulo, e serão reproduzidas no Olympic Stadium.
Pra quem quiser conhecer o Mawaca ao vivo, a sugestão é a apresentação, no mesmo dia 12 de Agosto, no Museu da Casa Brasileira.
MAWACA NO MUSEU DA CASA BRASILEIRA, dia 12 de agosto, às 11h. Show Inquilinos do Mundo
O grupo Mawaca apresenta o show “Inquilinos do Mundo” mostrando toda a diversidade estilística dos povos nômades, ciganos, refugiados, enfim, pessoas que vivem em movimento por diferentes razões e que carregam na memória músicas de lá e de cá. O foco desse espetáculo é o nomadismo musical, as trocas e intercâmbios que acontecem entre as pessoas quando em trânsito pelo mundo.
No repertório desse show, canções inéditas como Pundela, canto do Rajastão, um dos possíveis locais de origem dos ciganos – ; a melodia emblemática Na Khelav da Macedônia; Dumbala – o canto dos lautari da Transilvânia cuja versão mais conhecida é a do grupo Taraf de Haidouks; a esfuziante melodia servia Kaladiszko Kolo (Montenegro); o famoso tema Chaje Shukarije imortalizado pela cantora da Macedônia Resma Redzepova; Arenita Azul, canto de fronteira de Oaxaca no México; Siete modos de guisar las berenjenas – canto sefaradita ‘gastronômico; Min Berya, canto do Curdistão mesclado ao tema de Mestre Verdelinho, Grande Poder; fusões que marcam a carreira do grupo Mawaca.
O show terá a participação especial de Thomas Howard (guitarra flamenca) e Beto Angerosa (percussão)
Esse repertório será gravado no final de agosto no estudio Nacena com produção do músico finlandês Pekka Lehti.
Museu da Casa Brasileira Av. Brig. Faria Lima 2705, São Paulo SP. Dia 12 de Agosto, 11 horas. Entrada Gratuita.
SOBRE O MAWACA
O MAWACA é um grupo que pesquisa e recria a música das mais diversificadas partes do globo. É formado por um grupo vocal que interpreta canções em mais de quinze línguas. As cantoras são acompanhadas por um grupo instrumental acústico: acordeom, violoncelo, flauta e sax soprano, contrabaixo, além dos instrumentos de percussão como as tablas indianas, derbak árabe, djembés africanos, berimbau, vibrafone, pandeirões do Maranhão.
O repertório do grupo é formado por músicas de tradições díspares como a japonesa e a irlandesa; de países tão distantes entre si como Finlândia e Japão, África Central e Indonésia, regiões diferentes como Oriente Médio e Península Ibérica. São temas ancestrais que possibilitam a pesquisa de sonoridades múltiplas revelando as características étnicas locais buscando sempre estabelecer inter-relações com a música brasileira.
Com arranjos inovadores e criativos, o Mawaca apresenta uma musica vibrante, pérolas do repertório mundial que foram transmitidas de geração em geração pela tradição oral. As transcrições e arranjos desses temas ancestrais são realizados por Magda Pucci que, além de desenvolver a pesquisa de repertório, é também responsável pela direção musical do grupo. Com 16 anos de carreira, o Mawaca produziu 6 álbuns, dois DVDs e um livro. Seu mais recente CD e DVC Rupestres Sonoros é voltado para os cantos indígenas da Amazônia com um interessante entrelaçamento com a arte rupestre brasileira.
O Mawaca exemplifica com sua música questões que passam pelo pluralismo cultural. Assim, vem buscando abrir olhos e ouvidos do seu público sobre questões ligadas a tolerância religiosa assim como às diferenças raciais, e fazer compreender as diferenças étnicas entre os povos, seja ele, o homem indígena do norte do Brasil ou o muçulmano árabe ou o refugiado africano assim como as questões femininas sempre presentes no universo sonoro do grupo.
Conheçam Cantos da Floresta, este belíssimo projeto de turnée do Grupo Mawaca pela Amazônia. Cantos da Floresta é o nome da turnê do grupo Mawaca por 6 cidades da Amazônia com encontros com diferentes povos indígenas brasileiros. Direção: Edu Pimenta, Coordenação Geral: Magda Pucci, Produção: Ethos Produtora, Patrocínio: Petrobrás, Realização: Ministério da Cultura
Faça parte da comunidade Mawaca no Facebook
https://www.facebook.com/MawacaGroup?ref=hl
Mais informações sobre o grupo no site www.mawaca.com.br