É incrível essa arte de Riusuke Fukahori. Ele pinta peixinhos dourados no fundo de caixinhas e tinas de madeira. E vai cobrindo com várias camadas de resina. O resultado é surpreendente. Nas fotos, os peixinhos parecem feitos de plástico que foram incrustados no fundo. Mas o video mostra bem o processo. Vejam com seus próprios olhos, suspirando !!!
7 anos sem trabalho, após se formar na faculdade de artes e se especializar em Design, Fukahori pensou em abandonar a profissão de artista visual. Passava os dias observando seu peixinho dourado de estimação e começou a estudar seus movimentos e suas características, digamos, plásticas. Foi quando teve a ideia de reproduzi-las dentro de camadas de resinas, com um efeito tridimensional dado principalmente pela sombra das camadas de desenho.

Hoje goza de uma relativa fama com as entrevistas que dá na televisão, mas queixa-se um pouco do interesse que o público tem mais com o processo de trabalho dele, do que o resultado final. “Ora, é como querer conhecer o segredo das mágicas”, desabafa o artista. Seu trabalho já começa a ganhar dimensões internacionais. Expôs em Taiwan, Alemanha e Bélgica e passou a realizar também performances, com a colaboração de músicos.
Agora Fukahori revela sua pesquisa. Ele levou 10 anos para consolidar sua arte. Durante oito anos, ele fez uma pesquisa solitária, desenhando sobre resina. Ninguém usava esta técnica. Por isso, ele não teve mestres. Desenhar sobre uma base não muito sólida não é tarefa fácil. As dificuldades são muitas. A superfície reflete a luz, e impede a visão clara das cores. Fixar a tinta sobre elas é mais complicado ainda. E por aí, foram oito anos de experiência sobre experiências.
E olha só. Fukahori e família lançaram uns stickers de peixinho. Pra colar em qualquer superfície.
Sugestão de conteúdo: Nina Takahashi


