Beiju: a idade do arroz e da prosperidade

Beiju (米寿) é a comemoração dos 88 anos, também conhecida como “Yone no Iwai”, ou literalmente, comemoração do arroz. Uma licença poética e visual em torno do ideograma  (米) que decomposto, vira oito, dez e oito ou seja 八十八, ou seja, 88. Desde a antiguidade, o arroz é o símbolo da riqueza e da prosperidade e atingir uma idade que representa graficamente “a idade do arroz” é uma dádiva. Ju (寿) significa longevidade.

Comemorar 88 anos junto aos filhos, netos, genros e nora. Uma dádiva. Foto: Jonas Chun CLIQUE NAS IMAGENS PARA VER AMPLIADO

Yoshio Miyamura completou o beiju no ano passado. Assim como muitos imigrantes japoneses, conservou suas tradições e a data foi comemorada pela família com uma festa íntima, porém recheada de significados. E foi uma tripla comemoração: além de seus 88 anos, era o momento para comemorar as bodas de diamante com a dona Mie e os 80 anos de sua vida no Brasil. Carga tripla de comemoração ! O dia de Yoshio Miyamura foi intenso, começando com uma oração num templo budista, uma saudação aos seus ancestrais, que foi acompanhado por todos os seus filhos, netos, genros e nora.

Maratona do dia começa com uma oração para os ancestrais. Foto: Jonas Chun

Depois, a comitiva se dirigiu ao local de confraternização, que é um cenário dos sonhos para qualquer ocasião: o Restaurante Shintori, comandado pela competentíssima Nancy Saeki. Acolhimento caloroso para um momento especial. Decoração com detalhes que fizeram toda a diferença. Como os porta-guardanapos, especialmente desenvolvidos por Adriana Suzuki. Adriana fez também o buquê de origami, que foi oferecido pela sra. Miyamura para o aniversariante. Um luxo este momento de emoção.

A comemoração no Restaurante Shintori Fotos: Jonas Chun

 

Detalhes que fizeram a diferença: os origamis especiais de Adriana Suzuki e o cake-melancia de Carla Ikeda

Outro detalhe foi o bolo, também especialmente preparado pela cake designer Carla Ikeda, em forma de melancia. Era para homenagear a principal atividade de Yoshio Miyamura, um próspero atacadista de melancias no Mercado Municipal.

Todos estes momentos foram registrados pelas lentes sensíveis do fotógrafo Jonas Chun. Além do belo álbum que resultou, Jonas editou um emocionante vídeo clipe, que publicamos aqui.

O sr. Yoshio Miyamura partiu no dia 27 de Maio de 2013, às vésperas de completar 90 anos de vida. 

Serviço:

Restaurante Shintori. Suntuosidade e delicadeza convivem lado a lado neste restaurante emblemático de São Paulo, com cara de old Japan estilo shogun. Não deixe de fazer um pit stop no bar, com direito a uma vista deslumbrante para um dos jardins japoneses mais bem cuidados do país. Há diversos ambientes, cada um para finalidades distintas. O salão de teppanyaki por exemplo, é equipado com enormes chapas para grelhar carnes, frutos do mar e verduras, comandado por chefs chapeiros performáticos. Para o aniversário de Yoshio Miyamura foi utilizado um dos salões reservados, que dá mais privacidade, mas uma outra opção para ocasiões mais exuberantes é o salão de festas que fica no segundo andar, com direito até a biombos folheados a ouro.  Alameda Campinas, 600 Jardim Paulista – São Paulo / SP   Tel.: (11) 3283-2455

Origamis Especiais de Adriana Suzuki. Ela é uma artista-artesã de mão cheia, encantadora de festas e ocasiões memoráveis, com a produção de dobraduras de raízes tradicionais com uma pegada contemporânea. No blog e na fanpage do facebook, você pode conhecer seus lindos trabalhos e ainda apreciar o making of em muitos casos. O diferencial do trabalho de Adriana é que nada é padronizado, tudo é criado em função das necessidades e de uma análise sensível das expectativas do cliente. Recentemente encantou centenas de milhares de pessoas, com seus origamis borboleta no espaço Jum Nakao, na Casa Cor São Paulo . Apesar de uma agenda que já está ficando bem intensa (ela já tem encomendas de grandes projetos para o Natal), ainda dá tempo para consultar Adriana para novos encantos.

Foto: Carla Ikeda

Bolos artesanais e cheios de charme é com a cake designer Carla Ikeda. Você pode se inspirar em seu repertório de cakes já realizados, mas também criar um seu. Ou quem sabe, levar um desafio para a Carla. Ela sempre vai ter uma solução. Bolos inspirados em profissões, ou afeições, ou mesmo sonhos que se materializam em forma de cremes e merengues. Já pedimos bolos com personagens de mangá e é sempre um sucesso na festa das crianças. Mas os bolos de Carla Ikeda são mesmo obras de arte, como esta floresta de Totoro. Confira aqui no Flickr Galeria de Carla Ikeda Bolos Especiais, algumas tentações. Ela faz minicakes e cupcakes também. Email: contato@dentrodoforno.com

O registro fotográfico de momentos especiais é uma maneira de congelar a história e o tempo. Com sensibilidade, o fotógrafo Jonas Chun faz isso com uma técnica muito pessoal. Ele é diferente dos fotógrafos que aparecem na sua frente e pedem para dar um sorriso ou virar para um lado. Como um ninja, quase desaparece no ambiente, e com poderosas lentes, flagra os melhores momentos, e registra a espontaneidade e naturalidade. Por isso, os fotografados ficam impressionados com seu trabalho, porque nem se lembram de terem sido clicados. Com a ajuda de seu assistente, Jonas faz um combinado com vídeo. Um mestre das imagens, seu trabalho pode ser conferido também no recém lançado livro Kinoshita e o Jazz de Murakami (editora Beï). Também participou com suas imagens do livro Avenida Paulista 120 anos de história (editora Brasileira e Paulista viva).   Viajar pelo seu site é uma delícia. Não deixe de ver também os vídeos de muitos casaizinhos enamorados. Contato Jonas Chun:  (011) 98928-6151 e (011) 3885-0900  instancolor Rua Muniz de Sousa, 1005 Aclimação – São Paulo – SP.

Foto: Jonas Chun

 

0Shares