A Lança Ensanguentada é o filme mais antigo de Tomu Uchida nesta Mostra. Nada substitui a projeção da película em 35 mm, mas quem tiver curiosidade em ver o filme, aqui no Jojoscope, clique na imagem acima (versão integral, com legendas em chinês).
O filme abre hoje a Mostra Tomu Uchida, na Cinemateca Brasileira. Logo em seguida, palestra do cineasta Carlos Reichenbach.
A lança ensanguentada (Chiyari Fuji), de Tomu Uchida
Japão, 1955, 35mm, pb, 94’ | Legendas em português
Chiezo Kataoka, Teruo Shimada, Ryunosuke Tsukigata, Chizuru Kitagawa
No final do século XVIII, um jovem samurai beberrão viaja com seus dois servos pela estrada de Tokaido, rumo a Edo (atual Tóquio). Ao longo do caminho, são acompanhados por todo tipo de pessoas que fazem o mesmo trajeto: andarilhos, vendedores, artistas, camponeses, um menino órfão e também, segundo as autoridades, um ladrão de identidade desconhecida. Um autêntico ‘road-movie chambara’, este foi o primeiro filme de Tomu Uchida depois de um hiato de 15 anos e sua primeira colaboração com o grande astro do cinema japonês daquele momento, Chiezo Kataoka – que atua aqui ao lado de seus dois filhos. Uchida, que voltara ao Japão em 1953 depois de oito anos na China, fez desta história – já levada às telas em 1927 – uma reflexão sobre sua própria trajetória, tratando de um Japão que mudou em sua ausência e de episódios que remetem à sua própria experiência na guerra. Também conhecido no Brasil como O monte Fuji e a lança ensanguentada ou A lança sangrenta.
classificação indicativa: 14 anos
qua 23 18h00 | sáb 26 20h30 | qui 01 19h00
