BLUE TREE PREMIUM PAULISTA RECEBE EXPOSIÇÃO DE OSHIBANA
A arte com flores prensadas será apresentada pela artista e mestra em Oshibana, Mirian Tatsumi, que presta solidariedade às vítimas do terremoto no Japão.
No dia 11 de março deste ano um terremoto seguido de tsunami devastou a região nordeste do Japão. Manifestações de solidariedade se espalharam pelo mundo inteiro e muitas campanhas ainda estão acontecendo em vários países, por que o povo japonês precisa de ajuda.
Em São Paulo, maior colônia japonesa do Brasil, a artista Mirian Tatsumi fundadora da Escola Oshibana Art em parceria com o Hotel Blue Tree Premium Paulista, sensibilizados com a catástrofe, também querem contribuir com a Campanha SOS JAPAN. Por isso, promovem a exposição: Oshibana Art – Arte com Flores Prensadas, de 11 a 17 de junho de 2011 no Blue Tree Premium Paulista. Durante a exposição, haverá obras à venda e parte da renda obtida será revertida para a campanha SOS JAPAN. A abertura será no dia 10 de junho às 19h para convidados e imprensa. Nos demais dias, visitantes do Blue Tree Premium Paulista poderão conhecer os belíssimos trabalhos com flores naturais desidratadas e prensadas. No total estarão expostas 70 obras da mestra Mirian Tatsumi e seus alunos. São quadros feitos com orquídeas, peônias, sakurás, rosas, momiji, casa de frutas. No dia 11 de junho das 14h às 17h haverá workshop de Oshibana em que os participantes podem fazer um pequeno trabalho.
Sobre a Arte Oshibana
Oshibana é uma técnica que consiste em desidratar e prensar flores transformando- as em obras de arte ou objetos de decoração. A palavra Oshibana é uma expressão japonesa e significa flores prensadas. Para a elaboração dos trabalhos, são utilizados todo o tipo de plantas, além de frutas, legumes e verduras. Para formar os objetos não se utiliza cola ou tinta, as figuras são criadas através de sobreposições de flores, folhas, galhos e cascas de plantas. Esta técnica pode ser aplicada em quadros do tipo que parecem pinturas, caixas decorativas, marcadores, cartões e bijuterias.
A técnica de Oshibana surgiu no Séc. XVI na Europa quando na Itália foram encontradas amostras de flores prensadas deixadas por um biólogo italiano. Ao longo dos anos essa arte se espalhou por diversos países, mas, foi no Japão que as técnicas de prensagem e conservação das flores foram aperfeiçoadas. Devido ao clima úmido, as flores estavam sujeitas à ação de fungos e, por isso, os japoneses desenvolveram a técnica de fechamento à vácuo, o que permite a preservação das cores naturais das flores por muito tempo. Esta técnica também é utilizada no Brasil.
Estima – se que hoje a arte Oshibana é desenvolvida em 10 países, dentre eles o Brasil, que começou a difundir os primeiros trabalhos em 2004.
Sobre a Artista
A artista paulistana e mestra em Oshibana, Mirian Tatsumi, foi uma das responsáveis por trazer esta arte para o Brasil. Formada numa das melhores escolas de Oshibana do Japão, Mirian já tem 14 anos dedicados a arte. Em São Paulo fundou a Escola Oshibana Art que ensina a técnica a mais de 100 alunos. A artista já recebeu dois prêmios internacionais em renomados concursos de Oshibana realizados no Japão. No Brasil seus trabalhos também foram premiados.
Serviço
Exposição: Oshibana Art- Arte com Flores Prensadas
Data: 11 a 17 de junho de 2011
Local: Blue Tree Premium Paulista,
Endereço: Rua Peixoto Gomide, 707, Cerqueira César – São Paulo