Em sua terceira edição, o “Encontros de Dança do TUCA” movimenta a PUC-SP durante o calendário letivo. Em 2011, o projeto abre espaço para atividades interdisciplinares que ultrapassam a sala de espetáculo. Além de manter o formato original, com apresentação de trabalhos de dança e bate papo com o público acerca do que foi mostrado, a novidade é que o projeto irá agregar intervenções, palestras e performances em sua programação. Realizado desde 2008 de forma independente, o “Encontros de Dança” funciona como um espaço aberto de experimentação com o objetivo de promover trocas, para estimular o diálogo entre as pesquisas de linguagem desenvolvidas por artistas e pesquisadores das artes do corpo junto ao público. A iniciativa de Vanessa Lopes e Christine Greiner já conta com a participação de alunos, professores, artistas, produtores e técnicos. Agora, o projeto quer expandir parcerias junto à comunidade local, para unir ainda mais colaboradores na realização dos encontros.
Neste dia 26 de Abril, lançamento do livro “Corpos da Memória, narrativas da guerra na cultura japonesa do pós-guerra, 1945-1970”, de Yoshikuni Igarashi, e da coletânea “IMAGENS DO JAPÃO: PESQUISAS, INTERVENÇÕES POÉTICAS, PROVOCAÇÕES”, organizada por Christine Greiner e Marco Souza
Palestra “Corpos da Memória”, com Yoshikuni Igarashi (Nashville)
Conversas sobre o Japão
Para comemorar o lançamento de dois novos livros sobre o Japão, organizamos um bate-papo entre pesquisadores, jornalistas e artistas cujos textos forma publicados sob a forma de coletânea, tendo em vista refletir sobre as Imagens do Japão. Além das conversas, haverá a apresentação da coreógrafa Leticia Sekito, com um fragmento do espetáculo “O Japão está aqui?”; e a exibição de imagens do corpo no Japão, a partir da filmografia de Takashi Miike, das séries televisivas Cowboy Bebop e Samurai Champloo e das intervenções do coletivo Moyashi entre outros. O convidado especial é Yoshikuni Igarashi, professor da Universidade Vanderbilt e autor de “Os Corpos da Memória, narrativas do pós-guerra na cultura japonesa”. A palestra será ministrada em inglês com tradução simultânea para o português do pesquisador de cinema Andre Lapa. Os debates serão coordenados por Christine Greiner e Marco Souza, do Centro de Estudos Orientais do Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicacão e Semiótica da PUC-SP.
Intervenção cênica com Letícia Sekito (São Paulo)
“O Japão está aqui?” (2008)
A performance de dança da Companhia Flutuante/Letícia Sekito “ O Japão está aqui?” (2008) faz parte da trilogia de solos na qual Letícia Sekito pesquisa a construção da imagem do Japão aqui no Brasil, ao mesmo tempo que aborda a sua relação autobiográfica com o universo cultural japonês. O solo dá a sequência aos espetáculos “Disseram que eu era japonesa” (2004 – CCBB) e “E eu disse:” (2007), Prêmio Rumos Dança Itaú Cultural.
A performance de dança foi criada especialmente para a exposição “Tokyogaqui”, a convite da curadora Christine Greiner, no contexto da comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, com apoio da Fundação Japão/São Paulo. A artista criou esta performance antes de ir pela primeira vez ao Japão, por isso, trabalhou com “um Japão imaginário, virtual, um tanto ficcional e lúdico”.
QUANDO E ONDE:
Neste dia 26 de Abril, 15h30 no Auditório do TUCA
Rua Monte Alegre, 1024 São Paulo, SP
Entrada Gratuita