Um Jantar inesquecível

Hotel Unique: o cenário do Jantar do Século
Salão cheio, solidariedade total

Foi praticamente o Jantar do Século.

Nunca houve tantos tops chefs reunidos por uma causa. Alex Atalla (cujo nome não foi mencionado no primeiro momento), Adriano Kanashiro, Bel Coelho, Bella Mazano, Claude e Thomas Troisgros, Emmanuel Bassoleil, Erick Jacquin, Felipe Bronze, Helena Rizzo e Daniel Redondo, Jefferson Rueda e Janaína, Jun Sakamoto, Laurent Suaudeau, Mazzô França Pinto, Morena Leite, Tsuyoshi Murakami, Roberta Sudbrack, Rodrigo Oliveira, Rodrigo Queiroz, Salvatore Loi e Shin Koike,  divididos em cinco grupos, que produziram uma sequência de cinco pratos para um jantar para arrecadar fundos para as vítimas do terremoto e tsunami do Japão.

O curador da Campanha SOS Japão, Jun Sakamoto, agradece a adesão maciça

O projeto, idealizado pelo chef Jun Sakamoto teve uma adesão total. 500 pessoas participaram do jantar, lotando o amplo salão do Hotel Unique em São Paulo.

Marília Gabriela, convidada para ser a mestre de cerimônias da noite se emocionou, quando falou da distribuição de oniguiri entre as vítimas. O bolinho de arroz retrata bem a situação no Japão: a união dos grãos faz a força, aglutina as pessoas e dá energia para a reconstrução. Por isso seu desenho foi adotado também no convite do jantar.

O consul geral do Japão em São Paulo faz emocionado discurso agradecendo a Campanha, que só nesta noite arrecadou R$ 200.000,00. Um cheque simbólico foi entregue ao Cônsul, pelas mãos de Jun Sakamoto.

Uma gravura de Tomie Ohtake foi leiloada durante o jantar. Mais um ponto para a Campanha, a gravura foi arrematada por cinco vezes o lance inicial.

Esses jantares da solidariedade alimentam a alma de quem participa. Toda a equipe de organização, na verdade, um mutirão de várias frentes de trabalho que se somam e se complementam, aglutinam suas forças, como num Oniguiri, para ajudar a reconstruir o Japão.

Agora, ao jantar propriamente.

Emmanuel Bassoleil comanda a cozinha. Saindo: gnocchi de batata com intenso molho de tomate marzano e queijo pecorino
Afinação: chefs e cozinheiros em uníssono
Chefs Tsuyoshi Murakami e Adriano Kanashiro preparando o prato japonês da noite.
Equilibrar as ovas de salmão sobre o tofu. Missão para o chef e agora curador Jun Sakamoto.
Chef Shin Koike checa sua criação.
Este foi o prato japonês da sequência: tofu de gergelim, com ovas de salmão marinadas, e uma pitada de wasabi. Caldo dashi com toques de limão yuzu, muito especial.
O prato brasileiro da noite: costelinha suina desossada, na cama de canjiquinha e quiabo
Sobremesa francesa para fechar: mil folhas de baunilha, creme de pistache e mousse de gianduia
Os top chefs reunidos: consagração da solidariedade.

Fotos (com exceção da fachada do hotel Unique): Nio Tatewaki

Teaser produzido por Hideyuki Nagai | Native Brasil

0Shares