SABADÃO MUSICAL: MAKO

“Sou japonesa mas cariocada.  Amo música e vivo com música e apaixonada por música. É como se meu coração batesse em ritmo de música brasileira…”

Mako completa 10 anos de vida no Rio de Janeiro. Ela tomou a decisão de sair do Japão e tentar a vida como cantora e percussionista de samba e música brasileira depois que presenciou o terremoto que assolou sua cidade natal, Kobe, em 1995. A catástrofe lhe ensinou que o sonho tinha que ser materializado, e já. Para Mako, completar estes dez anos no Brasil é uma celebração. Tanto que está realizando três concertos no Teatro Municipal Café Pequeno, no Leblon (dias 28, 29 e 30 de Janeiro).

Mako e o grupo Sushi na Brasa

Inspirada por Clara Nunes (pela sua beleza e seus trajes, confessa), ela tomou conhecimento da música brasileira, ainda no Japão. Daí se seguiram suas incursões pela bossa nova, e mais tarde, o samba. Hoje ela transita por todos esses gêneros, passando inclusive pelo choro.

Lançou o CD “Algumas Cores”, em 2010, festejado até por Nelson Motta, acompanhado de seu grupo, Sushi na Brasa, composto por Alessandro Valente (cavaquinho), André Bellieny (violão de sete cordas), Dudu Oliveira (flauta) e Netinho Albuquerque (percussão), com Mako no vocal e na percussão.

Aqui trechos do show de lançamento do CD “Algumas Cores”, no  Sala Baden Powell,  com clássicos de Cartola, Noel Rosa, Baden Powell, Vinicius de Moraes e também canções compostas por Mako.

Violão, Direção Musical e Arranjo – Israel Dantas | Violoncelo – Marcio Mallard | Piano – João Carlos Coutinho | Baixo – Jefferson Lescowich | Bateria – Lúcio Vieira | Percussão – Thiago da Serrinha

E aqui, Mako e Sushi na Brasa, no Projeto do Centro Cultural Banco do Brasil “Alma Brasileira”, apresentando samba de raiz.

Aqui, com a percussão de Robertinho Silva e Thiago da Serrinha.

Japa !

“Debaixo dos Caracóis”: Mako homenageia Roberto Carlos, cantando a versão em japonês.

Mais informações sobre MAKO, vejam o site dela.

マコさんはカリオカな日本人

本名、田中雅子(たなかまさこ)。 兵庫県神戸市出身。日本においてブラジル音楽歌手として、関西を中心に2001年迄活動し、その後2001年8月にポルトガル語を学ぶ為、ブラジルへ渡る。 リオ・デ・ジャネイロに在住し歌手・パーカッショニストとして活動。今年でブラジル生活10周年を迎えることになり、それを記念してリオデジャネイロ・カフェ・ペケーノ市立劇場で3日間にわたるコンサートを披露。

2004年にSushi Na Brasa と名付けたショーロとサンバのグループを結成、2009年にレコーディング。CD「アウグマス・コレス」は著名ブラジル音楽評論家ネルソン・モッタにも評価される。

マコさんについての詳細はこちらへ

0Shares