Lembrete do artista multimidiático André Vallias. Sugestão dele esta pauta.
Se estivesse vivo hoje, o compositor TORU TAKEMITSU (1930-1996) completaria 80 anos. Takemitsu foi um dos maiores compositores do século XX e sua obra ainda é pouco executada no Brasil. Estudioso de estética e teoria musical, suas composições se caracterizam por uma refinada harmonização de influências do jazz (seu pai era músico de jazz), música popular, contemporânea (especialmente a concreta e a aleatória) e a música tradicional japonesa. Claude Debussy e Olivier Messiaen também o influenciaram muito, especialmente na manipulação dos timbres orquestrais.
Popularmente Takemitsu é conhecido como o compositor de trilhas de consagrados filmes, como “ Império da Paixão “(愛の亡霊、大島渚監督作品), “Dodeskaden” e “Ran” de Akira Kurosawa (「どですかでん」、「乱」黒澤明監督作品). No entanto, sua obra é ampla e vai desde jingles de comerciais de televisão até obras sinfônicas, das quais se destacam “November Steps” e “Dream/Window” esta última dedicada ao célebre paisagista criador dos belos jardins de Kyoto, Musô (夢窓), cujo nome artístico revelava o conceito de seu trabalho: uma janela para os sonhos.
Dica: a biblioteca da Fundação Japão em São Paulo é a única instituição no Brasil que tem a obra completa de Toru Takemitsu em CD. A coleção inclui sua vasta obra sinfônica, bem como as peças para orquestra de câmara ou solos. Tem também CDs com as trilhas sonoras dos filmes e programas de televisão, incluindo aí, os comerciais de TV. Também compôs música para teatro. O site da Fundação Japão é www.fjsp.org.br e o endereço: Avenida Paulista 37 2 andar. A consulta é gratuita e você pode se inscrever para retirar livros, revistas e CDs.
No próximo post, um documentário de aproximadamente 1 hora sobre a música de cinema de Toru Takemitsu, dividido em seis partes de aproximadamente 8 minutos cada. “Toru Takemitsu Sountrack Documentary” foi produzido por Margareth Smilow, com participação da Televisão Estatal Japonesa NHK.
世界的日本人作曲家武満徹、本日で生誕80周年。1996年に他界したが、交響音楽からテレビのCM音楽まで、広いジャンルで活躍。一般には映画音楽作曲家として知られる。大島渚監督の「愛の亡霊」、黒澤明監督の「乱」、「どですかでん」が有名。