Jojo Ramen completa 7 anos

O Jojo Ramen se consolidou em seus anos de existência como uma das casas especializadas mais populares e queridas de ramen na cidade de São Paulo. Em maio deste ano completa 7 anos e se firma como uma das referências mais presentes na popularização deste prato que atravessou as fronteiras do Japão. Lá, o ramen é tão popular, que só de casas especializadas contabilizam-se mais de 30 mil estabelecimentos. Três delas ostentam a Estrela Michelin, comprovando que o prato, além de popular, cativou os paladares mais exigentes.

 

Em São Paulo, o ramen vem conquistando especialmente os jovens, que ficaram fascinados com a magia deste prato. Quando o Jojo Ramen abriu, em 2016, o conceito de ramen se restringia à sua versão instantânea e algumas poucas casas especializadas no bairro oriental da Liberdade em São Paulo. Mas logo o público percebeu a densidade do caldo servido no Jojo Ramen, preparado por mais de 20 horas de cozimento, e a incomparável qualidade de seu macarrão artesanal. O Jojo Ramen incorporou à base de suas receitas, trazidas do Japão pelo seu mentor, o ramen master Takeshi Koitani, ingredientes brasileiros. “A ideia era reproduzir o autêntico sabor do ramen japonês com insumos brasileiros”, conta Simone Xirata, idealizadora e empreendedora do Jojo Ramen.

Para comemorar o aniversário de 7 anos, o Jojo Ramen irá dedicar a noite do dia 1 de maio, segunda-feira para um evento colaborativo. Os chefs Marcio Shihomatsu, Bia Freitas e Joey Lim, do premiado Shihoma Pasta Fresca estarão presentes, preparando dois pratos: o Umami Bomb e o Capellacci Chashu. Além deles, comparece também o chef Stefan Weitbrecht, do Cozinha 212, que apresenta o Mazemen de Lagostin. O Jojo Ramen, por sua vez, foca no seu clássico trio: o Shio Ramen, Shoyu Ramen e o Misso Ramen. E a surpresa da noite corre por conta de um ramen inédito, que será servido somente nesta noite: o Special Okinawa Shio Ramen. Veja a descrição de cada prato abaixo.

A iniciativa de realizar um evento colaborativo neste sétimo aniversário partiu de Simone Xirata. “O objetivo é mostrar que os elementos do ramen são muito versáteis para dialogar com outros tipos de culinária”. Isto é uma tendência cada vez mais forte na gastronomia e prova que a diversidade é o novo foco da comida em um mundo cada vez mais globalizante. Ao reunir o Shihoma Pastas Frescas, de acento italiano, com o Cozinha 212, com foco na culinária nórdica, que privilegia o uso dos frutos do mar e técnicas inovadoras em suas receitas, o Jojo Ramen inova e se expande para além das fronteiras da tigela do ramen. O trio de chefs do Shihoma Pastas Frescas foi buscar os caldos Tori Paitan e o Noukou, um blend de porco e frango, para intensificar o recheio de suas massas fechadas. Entra na jogada do Shihoma o famoso chashu do Jojo Ramen. Já o chef Stefan Weitbrecht mirou na massa para propor o seu Mazemen de Lagostin, sem renunciar a sua preferência pelos frutos do mar. O bisque de lagostim é um bom retrato de como essa fusão pode dar certo. “Ele é cremoso, mantendo a fragrância dos mares, e potencializado com o nosso caldo noukou”, relata Simone, dando um spoiler do que será essa união de sabores.

O evento de aniversário de 7 anos começa às 18 horas do dia 1º de maio (segunda-feira) e se estende até as 22 horas. O local do evento é na Unidade do Jojo Ramen no Paraíso: Rua Rafael de Barros, 262. Neste dia, o Jojo Ramen e o Jojo Lab funcionarão no almoço somente até as 14 horas.

Para participar do evento não é preciso fazer reserva. O atendimento será por ordem de chegada. O ambiente da celebração será mais descontraído.

Descrição dos pratos de aniversário:

  • Umami Bomb (Shihoma): Tonarelli all’uovo temomi, colatura di alici, caldo a base de frango (tori paitan), tomate fermentado e pó de porcini.
  • Cappellacci Chashu (Shihoma): Pasta all’uovo recheada de Jojo Chashu e caldo blended de porco e de frango (noukou). Servida com shoyu, vinagre de arroz, gengibre e ciboullete.
  • Mazemen de Lagostim (Cozinha 212): Macarrão Futomen (macarrão grosso), bisque cremosa de lagostim com caldo blended do Jojo Ramen, de porco e de frango (noukou). Servido com chashu, lagostim, hanjuku tamago e rabanete.
  • Mini Shio Ramen (Jojo Ramen): Ramen com caldo leve à base de sal. Acompanha nori, brotos de bambu e fatia de carne de porco marinada no shoyu.
  • Mini Shoyu Ramen (Jojo Ramen): Ramen com caldo à base de shoyu orgânico. Acompanha macarrão, nori, brotos de bambu e fatia de carne de porco no shoyu.
  • Mini Misso Ramen (Jojo Ramen): Ramen com caldo denso à base soja, e macarrão grosso. Acompanha nori, fatia de carne de porco e verduras salteadas.
  • Special Okinawa Shio Ramen (Jojo Ramen) Prato especialmente desenvolvido para este aniversário pelo Jojo Ramen, inspirado na última viagem de pesquisa ao Japão, que utiliza um tare a base de sal Nuchimasu de Okinawa, um produto superespecial dessa região. Caldo blended de frango e porco, hossomen (macarrão fino), menma, hanjuku tamago (ovo perfeito de gema mole), cebolinha naganegui e chashu de barriga de porco.

Para beliscar:
O Karaague e o Pork Bun estarão presentes na festa.
O Karaague do Jojo Ramen é unanimidade e considerado um dos melhores da cidade. São 4 pedaços muito generosos de frango orgânico com tempero especial da casa, com salade de repolho e molho tártaro.
O Pork Bun vem em dupla, é o pão chinês no vapor recheado com chashu picado, molho levemente adocicado, rabanete em conserva e repolho.

Karaague e Pork Bun no cardápio da celebração de 7 anos do Jojo Ramen

Para beber:

A cervejaria Trilha entra no cardápio do Jojo Ramen, com a Trilha Mamangava e Trilha Uppumaango. As já tradicionais Japas Matsurika, Japas Oishii, Heinekken e Becks também estarão disponíveis.  De saquês as sugestões são o Yauemon Kanzukuri, Suigei Tokubettsu Junmai, Miyako Homare Karakuti, Hakutsuru Jose e Hakutsuru Chika. Tudo com a criteriosa seleção e curadoria da sommelière Yasmin Yonashiro.

Cervejas diferenciadas que estarão no cardápio. Da Cervejaria Trilha, a Mamangava e a Uppumaango. Da Japas, a Oishii e Matsurika. Selecionadas pela sommelière Yasmin Yonashiro.

Quem é quem no aniversário de 7 anos do Jojo Ramen

Stefan Weitbrecht

 

Stefan Weitbrecht
Stefan é sócio e chefe de operação da Cozinha 212. Nascido em São Paulo, de família finlandesa, cresceu na Alemanha, França e Suiça até retornar ao Brasil onde se formou em administração de empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado. Atuou com investimentos estrangeiros em agricultura entre outros projetos de infraestrutura até se dedicar a gastronomia, uma paixão que vinha desde sua vivência na Europa. Trabalhando com eventos ao ar livre, com o uso do fogo, realizou pop-up em Alagoas no ano de 2015, dando início ao Cozinha 212 no ano seguinte, em Pinheiros, São Paulo. Desde a pandemia também é responsável pelo projeto Mato 212, cultivo de produtos orgânicos que fomenta o restaurante com uma variedade de insumos sazonais e derivados de leite caprino, aproximando a relação da natureza ao serviço.

Equipe Shihoma Pastas Frescas. Da esquerda para a direita: Marcio Shihomatsu, Bia Freitas, Joey Lim

Marcio Shihomatsu
Marcio Shihomatsu é sócio e pastaio do Shihoma Pasta Fresca, em São Paulo. Egresso do mercado financeiro, Marcio se formou em gastronomia na George Brown College, Toronto, CA. A temporada no Canadá durou 5 anos com passagens por restaurantes com estreita ligação com a cozinha italiana como Oretta, Nota Bene e Tutti Matti, trabalhando como cozinheiro e pastaio. Desde 2014, a paixão por culinária italiana já era clara e a especialização em pastas foi um caminho natural, a semente do Pasta Shihoma já estava sendo plantada.  Ao voltar ao Brasil, Marcio trabalhou na abertura da segunda unidade e cozinha central do restaurante Jojo Ramen, do qual é sócio. Durante a pandemia, em abril de 2020, fundou o Shihoma fazendo pastas frescas e molhos diretamente de casa. Em 2021, se juntou a Bia Freitas e Joey Lim e iniciaram uma nova fase no Shihoma. Em 2022 foi eleita a Melhor Trattoria, pela Comer e Beber, da revista Veja São Paulo.

Bia Freitas         
Bia Freitas é sócia e chef do Shihoma, em São Paulo. Natural de Araraquara, interior de São Paulo, a ex-publicitária Bia Freitas sempre sonhou em ser cozinheira profissional. Em 2016, durante uma viagem a Nova Iorque, descolou um estágio em uma cozinha e desde então tem vivido seu sonho. Construiu sua carreira com passagens por restaurantes renomados como Estela, Cosme, Café Altro Paradiso, e os saudosos Luksus, Flora Bar e Clandestino. Em 2021 se juntou a Marcio Shihomatsu e Joey Lim iniciando uma nova jornada no Shihoma.

Joey Lim
Joey Lim é sócio e chef de criação e produção do Shihoma, em São Paulo. Natural de Orlando, na Flórida, Joey se formou em psicologia e pré-medicina. Porém, trabalhando em diversos restaurantes durante esse período, sua paixão por gastronomia acenou mais forte e o levou para Nova Iorque, onde se formou na International Culinary Center (ICC). Após passar uma temporada no Flora Bar, foi para o restaurante Estela, no qual ficou por 3 anos e passou por todas as estações da cozinha. Em 2021 passou a integrar a equipe do Shihoma Pastas Frescas.

Simone Xirata (Jojo Ramen)

Simone Xirata
Empreendedora e restauratrice, formada em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Sócia fundadora e executiva do Jojo Ramen e do Jojo Lab, atua no segmento gastronômico disseminando a cultura do ramen, seja através de constantes viagens de pesquisa e atualização, seja em atividades que vão além dos limites físicos de seus estabelecimentos, engajando-se em projetos sociais e parcerias com outros estabelecimentos e instituições. É Vice-Presidente da Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa.

Jana Suárez (Jojo Ramen)

Janaína Suárez
Formada em Gastronomia pela Faculdade Hotec, começou a trabalhar no Jojo Ramen como auxiliar de cozinha, passou por todos os estágios da carreira dentro da empresa, até alcançar o posto de chef, respondendo pela qualidade do cardápio e o desenvolvimento de novas receitas.  Possui mais de 10 anos de experiência nas diversas áreas de Gastronomia, período em que atuou com eventos, foi proprietária da “Marmitas da Jana” e professora de culinária infantil. Os últimos quatro anos foram dedicados exclusivamente a difundir a cultura no Ramen no Jojo Ramen. Aprimorou seus conhecimentos em um workshop ministrado pelo ramen master Takeshi Koitani no Jojo Lab em 2019 e consolidou sua experiência com uma viagem de pesquisa ao Japão em 2022, quando conheceu muitas casas especializadas de ramen e realizou visitas técnicas a produtores de insumos e produtos da área de gastronomia.

Yasmin Yonashiro (Jojo Ramen)

Yasmin Yonashiro
Sommelière de sake com qualificação de Kikisake-shi pela instituição japonesa SSI (Sake Service Institute), certificado da WSET nível 1 sake, certificado da Adega de Sake com curso ministrado pelo único sake samurai no Brasil, Alexandre Tatsuya. Começou a trabalhar em restaurante japonês, aos 19 anos e aos 22 foi indicada como Embaixadora da marca Jun Daiti para a empresa multinacional Diageo, título que honrou por quatro anos. A partir de 2013 amplia seu leque de atuação, como prestadora de serviço para importadoras de produtos japoneses, sendo responsável pelo desenvolvendo da marca Hakutsuru do Japão. Atualmente faz parte da diretoria do Jojo Ramen, onde atua como responsável por hospitalidade e desenvolvedora de gestão de salão. É membro da ABGJ, Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa.

SERVIÇO
Evento especial: JOJO RAMEN 7 ANOS
Dia 1º de maio, com início às 18h
Local: Rua Rafael de Barros, 262 Paraíso.
Não haverá reserva. Atendimento por ordem de chegada.

0Shares