Aizomê 14 anos e os cinco grandes elementos do universo

14 anos de Aizomê 

A chef Telma Shiraishi, depois que assumiu a sua missão como Embaixadora da Boa Vontade para a Difusão da Culinária Japonesa no Brasil, amplia sua atuação para fora da cozinha: dá palestras, faz webinares, participa de debates, lança novos produtos e startups, consolidando sua função de ser uma referência em cultura gastronômica japonesa no Brasil. Seu restaurante, Aizomê completa 14 anos e a chef Telma propõe um Omakassê  (refeição em diversas etapas, com receitas especialmente elaboradas pela chef) especial. 

Este ano o Aizomê completa 14 anos. Pela numerologia, a soma de seus dígitos, 1 + 4, resulta no algarismo 5, o qual tem uma grande importância na cultura japonesa. É considerado seu número místico e muitos conceitos importantes se baseiam nele. Na filosofia budista temos o Godai (五大)- o código dos 5 grandes elementos: a terra, a água, o fogo, o ar e o vazio, o mesmo conceito que norteia “O Livro dos Cinco Aneis” (Editora Conrad, tradução de Dirce Miyamura), de Miyamoto Musashi, o célebre espadachim . Esta filosofia está presente em várias artes, inclusive na culinária tradicional japonesa. “Na cozinha percebemos o poder dos cinco elementos representados nos alimentos e nas transformações que fazemos. E é através também de cinco princípios que norteiam a culinária japonesa que expressamos nossas habilidades e entendimentos, oferecendo o nosso melhor em uma refeição e valorizando a harmonia, a variedade e a beleza”, conta a chef Telma Shiraishi.

Capa da edição traduzida para o português de “Gorin no Sho” (O Livro dos Cinco Aneis), Conrad, tradução: Dirce Miyamura
Rolos originais de “Gorin no Sho”, escrito por Miyamoto Musashi. Os enrolados são (da direita para a esquerda): Terra, Água, Fogo e Vento. O rolo aberto é o capítulo sobre o Vazio.

Para a comemoração,  a chef Telma elaborou um omakase – degustação em 5 etapas, incluindo a sobremesa, servido até o dia 29 de maio. O menu pode ser apreciado nos salões do restaurante situado no bairro do Jardins – sob reserva, e também pode ser pedido pelo sistema de delivery ou retirada. As preparações escolhidas revisitam receitas e sabores preferidos do restaurante, mesclando-as a novas preparações. Entre elas estão as Vieiras com cogumelos e salicórnia, a Galette de soba com camarões ao curry japonês, o Gindara saikyo yaki – black cod grelhado, marinado em sake e missô e o Bolo de mel e especiarias, chocolate intenso e honeycomb

Todos os pratos foram pensados para englobar os 5 princípios baseados no número mágico da culinária japonesa.  São eles: os 5 gostos (doce, salgado, azedo, amargo e umami), os 5 sentidos (visão, olfato, paladar, tato e audição), as 5 cores (branco, vermelho, amarelo, preto e verde), os 5 tipos de preparação (grelhado, cozido, frito, ao vapor e fresco/cru) e os 5 pontos de adequação (temperatura adequada, ingredientes adequados, quantidade adequada, técnicas adequadas e hospitalidade adequada – “kororo”).

Os 14 anos do restaurante também marcam o lançamento de suas novas embalagens para delivery. Os novos recipientes, personalizados e pautados pela sustentabilidade, têm a arte assinada por Lucia Müller. A designer utilizou nas novas estampas os tons de azul característicos à técnica milenar de tingimento em índigo chamada Aizomê – que dá nome também à casa e vem das referências da chef em seu trabalho anterior no mundo da moda.

Confira o cardápio de 14 anos completo:

ZENSAI

Magret defumado em cerejeira japonesa

Vieiras com cogumelos e salicórnia

Galette de soba com camarões ao kare

Entradinhas Zensai. Foto: Rafael Salvador

SASHIMI E SUSHI MORIAWASE

Seleção de pescados e frutos do mar

Com osuimono

Sushis e sashimis do Omakasse. Foto: Rafael Salvador

YAKIMONO

Gindara saikyo yaki: black cod grelhado, marinado em sake e missô

AGUEMONO

Wagyu katsu: filé de wagyu empanado

Yakimono e Aguemono juntos, na versão Delivery. Foto: Rafael Salvador

DEZATO

Bolo de mel e especiarias, chocolate intenso e honeycomb

SERVIÇO
Omakase especial 14 anos
Valor: R$ 295
Até o dia 29 de maio

Presencial 
Endereço: Alameda Fernão Cardim, 39 – Jardim Paulista
Funcionamento: das 11h30 às 14h30, somente sob reserva. Reservas: (11) 2222-1176 / Whatsapp (11) 97247-3862

Delivery e retirada
Funcionamento: Almoço de segunda a domingo, das 11h às 15h / Jantar de segunda a quinta-feira, das 18h às 21h30; sexta a domingo, das 18h às 22h
Pedidos: www.aizome.com.br/delivery, (11) 2222-1176 e Whatsapp (11) 97247-3862

Sobre o AIZOMÊ

Chef Telma Shiraishi Foto: Rafael Salvador

Com unidade no bairro dos Jardins e também no centro cultural Japan House São Paulo, o Aizomê tem uma culinária japonesa consistente, baseada no respeito às técnicas tradicionais com toques autorais da chef e aliada ao omotenashi – o melhor da hospitalidade japonesa.

O menu, com pratos equilibrados entre receitas quentes e frias, é fundamentado na busca da chef e proprietária Telma Shiraishi pelos melhores ingredientes do campo e do mar e o cultivo de um círculo seleto de produtores, fornecedores e parceiros. O conjunto da obra rendeu à chef, que também está à frente da cozinha do Consulado do Japão em São Paulo, o título de Embaixadora para Difusão da Cultura e Culinária Japonesa, concedido pelo governo japonês. Telma é a primeira profissional brasileira e uma das raras mulheres no mundo a receber a honraria. O reconhecimento de seu trabalho também rende prêmios da mídia especializada. Sob sua batuta, o Aizomê foi eleito, por três anos consecutivos, melhor restaurante japonês, e a própria Telma escolhida como chef do ano de 2019 pela mídia especializada – aqui também, a primeira mulher da história do veículo a carregar o título.
Veja nossa matéria sobre o novo Aizomê, após uma reforma realizada durante os meses de pandemia: 
AIZOMÊ REPAGINADO 

 

0Shares