Um grupo de jovens líderes da comunidade nipo-brasileira reúnem suas expertises e dedicam-se para consolidar os valores da identidade nikkei. A iniciativa pretende identificar quais são estes valores para transmiti-los para as próximas gerações e também compartilhá-los com a sociedade brasileira. O grupo pretende reforçar a conexão com o Japão, país de origem de seus ancestrais e manter o legado da cultura nikkei no Brasil.
Sobre o projeto Identidade Nikkei
Em agosto de 2018, em meio às comemorações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, quatro jovens ativos nas atividades da comunidade nikkei deram início a um novo projeto, batizado inicialmente como Identidade Nikkei. Esse projeto foi idealizado e está sendo coordenado por Ricardo Nishimura (Diretor do Bunkyo), Carla Okubo (Coordenadora do Bunka Matsuri 2019), Alexandre Kawase (Secretário Geral da Associação de Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei) e Márcia Nakano (Assessora da Presidência do Bunkyo). O objetivo geral do Identidade Nikkei é identificar os valores nikkeis do Brasil e divulgá-los publicamente para que seja possível transmitir o legado da cultura japonesa para as próximas gerações e compartilhá-los com a sociedade brasileira. Trata-se de um projeto inovador no contexto da comunidade nikkei, pois está sendo realizado de forma colaborativa com pessoas da comunidade, sejam eles nikkeis ou não-nikkeis que admiram e praticam a cultura japonesa. O trabalho está sendo executado por meio de um workshop desenvolvido por André Saito, Presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Nesse workshop, reunimos grupos de 15 a 30 pessoas para reflexões acerca dos valores nikkeis no Brasil. Desde o início do projeto, já foram realizados sete workshops nas cidades de São Paulo, Londrina, Presidente Prudente, Manaus e Curitiba. Após alguns meses trabalhando de forma independente, o projeto Identidade Nikkei será incorporado ao Bunkyo na forma de uma comissão, batizada de Kakehashi Japão Brasil, e que ficará sob responsabilidade do Comitê Jovem.
Sobre o painel
Os legados de uma cultura Na 59ª Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior, realizada em 2018, no Havaí, uma das deliberações foi a declaração do dia 20 de junho como o “Dia Internacional do Nikkei”. Trata-se de uma homenagem à data em que os primeiros imigrantes japoneses desembarcaram no Havaí. Algumas ações estão sendo realizadas pela comissão do projeto Identidade Nikkei em prol dessa deliberação. Uma delas foi a de pleitear junto ao vereador Aurélio Nomura a proposta de inclusão do Dia Internacional do Nikkei no calendário oficial da cidade de São Paulo. Tal proposta está tramitando na Câmara Municipal como Projeto de Lei PL 202/2019.
Outra ação que já teve início é a realização do painel “Os legados de uma cultura”, que ocorrerá no dia 25 de junho, às 19:00, no Bunkyo, e que vai reunir três palestrantes de destaque para um debate e reflexão em torno das contribuições dos valores nikkeis para a sociedade brasileira:
- Clóvis de Barros Filho: Professor Doutor e Livre docente pela ECA-USP e um dos palestrantes mais requisitados do Brasil. Em 2018, lançou o livro Shinsetsu: O poder da gentileza, onde ele interpreta a sabedoria e a cultura japonesa pensando na alma ocidental.
- Chieko Aoki: Empresária, fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels e nome constante na lista das mulheres mais poderosas do Brasil. Propaga entre seus funcionários os valores herdados da cultura japonesa, juntamente com valores da cultura brasileira.
- Márcio Gomes: jornalista e repórter da Rede Globo, foi correspondente internacional no Japão por 5 anos (de 2013 a 2018), onde narrou diversas crônicas sobre a cultura japonesa e reportagens de destaque sobre o país.
Esse painel conta com a parceria da JCI Brasil-Japão e da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, e com o apoio institucional do Consulado Geral do Japão em São Paulo e da Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei.
SERVIÇO
PAINEL OS LEGADOS DE UMA CULTURA
Dia 25 de Junho, 19h
Grande Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo SP)
Inscrições (R$ 25,00) : ou por email ingressos@jcibrasiljapao.org.br