Gastronomia no Bunka Matsuri

Dream Team da Gastronomia. É assim que estão chamando o pequeno grupo que foi convidado para participar da área gastronômica do 12º BUNKA MATSURI, um tradicional festival de artes e cultura promovido pelo BUNKYO –  Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, a entidade mais representativa da comunidade nipo-brasileira. Este festival é famoso por envolver todas as instalações do Bunkyo, e este ano acontece nos dias 19 e 20 de maio de 2018. 

As atividades previstas são Cerimônia do Chá, apresentações artísticas e culturais, exposições, visitas ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, além de uma série de oficinas sobre artes japonesas. Também acontece nas dependências do Bunkyo, a exposição anual de Ikebana, que dará as boas vindas aos visitantes. 

A grande novidade é a praça de Gastronomia, no subsolo do edifício. A ideia este ano foi reunir os principais nomes da gastronomia em um só lugar. Cada participante entrou com um prato. 

O Dream Team da Gastronomia é composto por:

Restaurante Aizomê (Chef Telma Shiraishi). A chef Telma Shiraishi está em grande evidência na mídia e também nos relacionamentos institucionais. Ela é praticamente, chef oficial do Cônsul Geral do Japão em São Paulo, assinando e preparando os cardápios das recepções a personalidades na residência oficial do Cônsul. Participa de festivais gastronômicos como o Fartura e Taste e realiza com frequência o Aizomê Ichiba, um mercado de alimentos e bebidas no estacionamento do restaurante. Chef Telma comparece neste evento com o seu famoso Tirashizushi, uma seleção de cortes de peixes e ovas, sobre arroz shari. 

 

Restaurante Kinoshita (Chef Satoshi Kaneko). O restaurante que acaba de conquistar sua quarta estrela consecutiva do Guia Michelin, comparece neste evento com uma criação inédita, que nem consta no cardápio do Kinoshita: o karê, ou curry rice, especialmente preparado pelo chef Satoshi Kaneko. Trata-se de um karê diferente, com um toque asiático e muitas frutas em sua composição: manga, maçã e banana. A carne usada é o frango orgânico da Kôrin. O resultado é um karê mais leve, que será servido em pratos moldados com folha de bananeira. 

Izakaya Matsu (chefs Sergio Ouba e Toshi Akuta). O queridinho dos izakaya da região de Pinheiros/Vila Madalena traz o seu famoso Katsu Sando, um portentoso sanduiche de porco (copa lombo, para ser mais exato) empanado, com molhos secretos em pão fofinho e tostado por dentro. Pode não parecer comida japonesa (afinal, um sanduíche?), mas ele é muito popular no Japão, e é vendido tanto em lojas de conveniência como em alguns restaurantes famosos. É também presença obrigatória nos obentô, caixa de comida para viagem, inclusive nas estações de trem. A comidinha de rua subiu de status e agora é item de vários izakaya pela cidade. 

Yôgashi do chef pâtissier Cesar Yukio: Yôgashi são doces japoneses com toque ocidentalizado, com muita fruta e pouco açúcar. O chef Cesar Yukio vem se destacando na área com suas criações inspiradas. Além de chef, ele dá aula na Faculdade Anhembi Morumbi e é consultor em diversos restaurantes. Para o Bunka Matsuri, Cesar Yukio prepara vários mini doces, como as barrinhas de chocolate saborizadas, os short cake de melão e de morango com matcha. 

Jojo Ramen (chef Cássio Ikegami) : Jojo Ramen é um fenômeno, e é considerado o responsável pela onda de popularização desta comida no Brasil. Não é para menos. Depois que trouxe um ramen master do Japão para montar o cardápio, a casa completa dois anos de sucesso. Já serviu mais de 180 mil ramen e se prepara para expansão, atendendo a muitos pedidos de seus fãs. Para o Bunka Matsuri, Jojo Ramen elegeu o Shoyu Ramen, de caldo mais leve e sabor tradicional. Como a previsão do tempo é de muito frio no fim de semana, esta promete ser uma boa ideia. 

 


• Dias 19 e 20 de maio / sábado, das 10h às 18h30 / domingo, das 10h às 16h
Local: Bunkyo – Rua São Joaquim, 381 (próx. ao Metrô São Joaquim)
Entrada franca | Informações: (11) 3208-1755
Atrações culturais em diferentes espaços na sede da entidade: shows de dança e música e apresentação de taiko – Praça de Gastronomia Japonesa – oficinas culturais – visitas ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil – cerâmica – Campeonato de Hashi – Espaço Bazaristas – Exposição Anual das Escolas de Ikebana, demonstração de Cerimônia do Chá, entre outros.

132Shares