Tem Japão no Theatro Municipal de São Paulo

Composições folclóricas, tradicionais e infantis, além de apresentações com o uso dos instrumentos japoneses como taiko, shakuhachi, koto fazem parte da apresentação em 27 de maio

O Theatro Municipal de São Paulo homenageia os 110 anos da imigração japonesa com uma apresentação do Coral Paulistano juntamente com artistas da cultura japonesa para celebrar a arte, os instrumentos e as composições desta potência asiática. O concerto será em 27 de maio, ao meio-dia.  O evento é realizado em colaboração com a Aliança Cultural Brasil-Japão.

 “Quando se comemoram os 110 anos de imigração japonesa no Brasil, a melhor homenagem aos 781 pioneiros que desembarcaram no porto de Santos no dia 18 de junho de 1908 é prestar nossas reverências a eles por terem trabalhado pela sua total integração social, econômica e cultural, construindo a maior comunidade japonesa fora do Japão e contribuindo para que o Brasil se tornasse uma referência mundial em diversidade cultural”, contextualiza o dr. Yokio Oshiro, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão.

Dr. Yokio Oshiro, presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão, parceira deste concerto juntamente com o Theatro Municipal Foto: Gabriel Inamine / Piccolo&Inamine

Dados do consulado Geral do Japão em São Paulo estimam que 1,5 milhão de brasileiros têm ascendência japonesa e a maior parte deles reside nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Pará. Além de Londres e Los Angeles, a capital paulista ainda foi escolhida para sediar a primeira JAPAN HOUSE do mundo, tamanha a concentração da comunidade nipônica com destaque para o bairro da Liberdade.

A regente titular do Coral Paulistano, Naomi Munakata, é japonesa e vive no Brasil desde os 2 anos de idade. Para este concerto, ela teve de fazer a transliteração da partitura, ou seja, escrever em letra romana como seria a pronúncia das palavras para que o coral conseguisse executar. “O repertório mescla canções tradicionais com composições mais contemporâneas, como a importante Suíte Borboleta, do compositor Yoshinao Nakata, que será executada apenas pelo coro feminino”, afirma Naomi.

CoralPaulistano_Lotus Fotografia Wilian Aguiar

Antes do concerto, o grupo Wadaiko Sho fará uma apresentação nas escadarias internas do Theatro Municipal de São Paulo. Os músicos utilizam principalmente o taiko, um instrumento de percussão tradicional da cultura japonesa. Na antiguidade, o taiko foi muito usado nas guerras e cerimônias religiosas. Atualmente seu uso é mais comum em shows, teatros, competições ou atividades socioculturais.  Em seguida, o músico Shen Ribeiro irá surpreender a plateia executando uma composição do gênero Nagauta de música clássica japonesa na flauta shakuhachi. 

Wadaiko Sho começa com uma performance no saguão do Theatro. Foto: divulgação 
Shen Ribeiro no shakuhachi, abre o espetáculo tocando “Honkyoku”. Foto: divulgação 

Na sala de espetáculos, o público terá a oportunidade de ter contato com composições folclóricas, tradicionais e até infantis da cultura japonesa, além de conferir apresentações com taiko, koto (instrumento musical semelhante a uma harpa tocado pela profa. Tamie Kitahara) e shakuhachi (instrumento de sopro, formado por um corpo de bambu e cinco orifícios).

Tamie Kitahara é professora de koto de muitos músicos brasileiros. Ela faz dueto com Shen Ribeiro em “Haru no Umi” (O mar da primavera), um clássico da música japonesa tradicional. Foto: Rafael Salvador 

O Cônsul-Geral do Japão, Yasushi Noguchi, confirmou presença neste concerto, reconhecendo a importância diplomática e cultural desta iniciativa.

Os ingressos para este concerto são de R$ 20 (R$ 10,00 para estudantes e idosos acima de 60 anos) e podem ser adquiridos na bilheteria do Theatro Municipal de São Paulo ou pelo site www.eventim.com.br

Serviço:

Data: Domingo, 27/5, 12h
Local: Theatro Municipal de São Paulo
Naomi Munakata / Maíra Ferreira, regência
Rosana Civile, piano
Shen Ribeiro, instrumento: shakuhachi
Tamie Kitahara, instrumento: koto
Sala de Espetáculos – Theatro Municipal de São Paulo
Duração: aproximadamente 90 minutos
Classificação: Livre

Grupo de Taiko – Wadaiko Sho
Setsuo Kinoshita
Mitsue Iwamoto
Layla Ueda
Daniel Pardal
Fernando Su
Saori Kurata
 
Programa de sala

本曲 (Música original para Shakuhachi)
* Compositor desconhecido (anônimo)
 Shen Ribeiro, instrumento: Shakuhachi

Canção infantil japonesa / Arr. Rō Ogura
– ほたるこい (Vagalume) – coro feminino

“Hotaru-Koi” (Vagalume) na interpretação da Morimoto Sisters. 

Yoshinao Nakata (1923-2000)
 蝶 (Suite Borboleta) – coro feminino 
I. 誕 生 (Nascimento)
II. 飛 翔 (Vôo)
III. 灰 色 の 雨 (Chuva cinzenta)
IV. 越 冬 (Inverno)
V. よみがえる光 (Luz da ressurreição)

Dueto (Shen Ribeiro e Tamie Kitahara)
Michio Miyagi (1894-1956)
– 春の海 (Mar da primavera) 

Tradicional japonês /Arr. Tōru Takemitsu (1930-1996)
– さくら(Flor de cerejeira)

Tradicional/folclore japonês /Arr. Tōru Takemitsu
– 小さな空 (céu)

Kosaku Yamada [1886 – 1965] / comp. Makoto Shinohara
– 赤とんぼ (Libélula Vermelha)

Rentarō Taki (1879-1903)

– 荒城の月 (Luar sobre o castelo em ruínas)

Folclore Japonês
– ソーラン節(Canção dos pescadores) 

 

 

206Shares