Hideko Honma é finalista de prêmio da Prazeres da Mesa nas categorias Artesão da Gastronomia e Livro do Ano

Votação final para os Melhores do Ano é on-line e vai até as 23h59 de 28 de maio

A ceramista Hideko Honma concorre ao prêmio Melhores do Ano 2017-2018, da revista Prazeres da Mesa, em duas categorias: Artesão da Gastronomia e Livro do Ano. Em mais um reconhecimento à sua arte, a artista ficou entre os finalistas após uma pesquisa feita pela publicação com 139 especialistas, entre críticos, jornalistas, chefs e estudiosos da alimentação.

A votação final é on-line e os internautas têm até as 23h59 do dia 28 de maio para eleger seus favoritos, em 31 categorias, por meio do link:

http://prazeresdamesa.uol.com.br/melhores-do-ano-2018/. Serão aceitos apenas um voto por endereço de IP.

Os vencedores serão anunciados em 18 de junho, junto com a festa de 15 anos da revista.

A indicação de Hideko à categoria Artesão da Gastronomia não causa surpresa. A ceramista trabalha de forma muito próxima ao universo dos sabores já há alguns anos. As peças, com brilhos, cores e texturas únicos, costumam ser usadas com maestria pelos chefs para compor suas criações gastronômicas. Bowls, pratos, tigelas e molheiras podem ser encontrados em restaurantes como Jojo Ramen, Kosushi e Modern Mamma Osteria.

O prato de Hideko Honma recebe uma criação do chef Erick Jacquin: vieira e caviar sobre abóbora cabotcha e rabanete. Foto: Rafael Salvador

Já o livro Hideko Honma (228 pgs., D&A Editora, 2017), que apresenta a obra da artista por meio de textos e ensaios fotográficos, traz uma seção dedicada justamente a essa construção conjunta com chefs e donos de restaurantes. Depoimentos e fotos mostram como o universo gastronômico enriqueceu a obra de Hideko e vice-versa.

“A indicação à final de duas categorias da premiação da revista Prazeres da Mesa faz com que me sinta muito honrada, pois mostra que estou certa no caminho que escolhi seguir: o de unir a arte e o utilitário em peças que são simples e belas ao mesmo tempo”, afirma Hideko. “Uma coisa incrível é que, muitas vezes, essas peças se tornam ainda mais especiais graças ao olhar, à criatividade e à confiança de quem as usa, como é o caso dos chefs, cujo trabalho eu admiro e respeito”, comenta a ceramista acerca destas indicações. 

Hideko Honma na noite de autógrafos do livro, na Japan House Foto: Rafael Salvador

Sobre Hideko Honma

Hideko Honma dedica-se à cerâmica, em especial às peças utilitárias. Aprendeu as técnicas dessa arte na cidade de Arita, que há 400 anos é um centro de produção de porcelana no Japão. A esse aprendizado, aliou matérias-primas encontradas no Brasil para criar peças únicas. Podas de bananeira, bambus, palha de arroz, folhas e galhos de café, entre outros, dão cores, brilhos e texturas que tornam a obra de Hideko uma combinação única de conhecimento, equilíbrio, paz e alegria. Sua loja e ateliê, em Moema, São Paulo, é ponto de encontro de chefs, estudantes e admiradores da arte em cerâmica.

hidekohonma.com.br |Facebook: Atelier Hideko Honma | Instagram: hidekohonma

Contato: (11) 5042-4450 | 5042-4459 | contato@hidekohonma.com.br

119Shares