Quem é quem no evento Washoku: Os Sabores do Japão

Washoku: Os Sabores do Japão, evento promovido pelo Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão contou com palestrantes de primeiríssima linha. Veja quem participou. Sobre o evento, veja AQUI.

MASAYOSHI KAZATO

Masayoshi Kazato, o Embaixador do Sushi. Foto: Rafael Salvador

Um dos mais destacados Sushi Chefs do Japão, nasceu em Chiba, no Japão, em 1949. Iniciou aprendizado em sushi em Hokkaido, com 20 anos de idade, e prosseguiu por várias regiões do Japão. Em 1976 tornou-se independente e fundou seu próprio restaurante, o Sakae Zushi, em Chiba, onde atua até hoje.

Paralelamente ao seu ofício, Kazato se empenha em divulgar a cultura do sushi participando ativamente de diversas instituições de caráter público. Dentre as funções de ocupa destacam-se os seguintes cargos:

  • Diretor Executivo da Associação  de Higiene Alimentar  da cidade de Chiba- Instrutor  de Higiene Alimentar da cidade de Chiba-  Consultor da Associação Culinária da Província de Chiba sucursal da cidade de Chiba
  • Presidente da Cooperativa de Higiene  do Comércio de Sushi da província de Chiba
  • Diretor Executivo da All Japan Sushi Association (AJSA) e Secretário-Geral  e vice-presidente da comissão de Relações Públicas Internacional
  • Presidente da Comissão do Instituto Sushi Skills AJSA
  • Instrutor de Técnicas de Cozinha da Associação de Culinária do Japão

Atuações profissionais como Sushi Chef:

Atua como membro do departamento de atividades internacionais da Sushi Skill Institute.

Desde 1997 participa por dez anos consecutivos do Festival das Cerejeiras dos Estados Unidos, realizado em Washington D.C.

  • 1998: Participou de um evento de sushi no Japan Club em  Nova York.
  • 1999: Demonstração de Sushi na JICC, evento promovido pela Embaixada do Japão Washington D.C.
  • 2001: Apresenta um seminário sobre técnica de sushi em Hamburgo e Berlim, Alemanha.
  • 2002: Participa de um evento comemorativo da reconstrução das inundações da República Checa apresentando a cultura gastronômica do Japão
  • 2003: Demonstração de  técnicas de sushi no Concurso de Sushi realizado em Londres. Tornou-se o primeiro chef de sushi na escola de culinária francesa, Le Cordon Bleu. Presidente do Juri para o “Concurso de Técnicas de Sushi Criativo dos Estados Unidos”, promovido pela Cooperativa de Sushi dos Estados Unidos, em Washington D.C.  Sua monografia, apresentada em palestra nesta ocasião, “Fundamentos do Sushi”,  foi publicado no Food Journal, dos Estados Unidos.
  • 2004: Demonstração de sushi na California Culinary Academy. Foi o primeiro japonês a receber uma carta de agradecimento da academia. O mesmo aconteceu em Londres.  Apresentou um seminário sushi na embaixada japonesa na República Checa.
  • 2005: Realiza seminário de sushi, por dois anos consecutivos, na California Culinary Academy, atendendo solicitação da Associação dos Restaurantes Japoneses no norte da Califórnia.  Seminário de Sushi na Embaixada do Japão no Panamá e no Panamá Cooking School.
  • 2006: Atuou como jurado na competição de sushi em  Washington D.C. Instrutor-chefe do Eat Japan, realizando workshops em Londres.
  • 2007: Seminário de sushi em Seattle. Jurado e instrutor de sushi em seminário realizado em Lyon, França. Apresentou seminário sushi em Moscou, Rússia.  Demonstração de Sushi durante o Festival das Cerejeiras em  Washington D.C. Seminário de Sushi em São Petersburgo e Seminário de Sushi no Hospitality Fair (PIR) em Moscou, participando de um evento de sushi na embaixada japonesa. Instrutor chefe na oficina Eat Japan, em Londres e júri do Seven Sushi Samurai. Neste ano, visitou oito países.
  • 2008: deu uma palestra comemorativa na FoodEx Japão.  Atuou como supervisor editorial para o livro “Sushi: Higiene e técnicas básicas”. Deu uma palestra no Japão Seafood Show. Lança  o DVD sobre Sushi. Instrutor chefe na oficina Eat Japan, em Londres e  júri no Seven Sushi Samurai.
  • 2009:  Presidente do júri no concurso de sushi promovido pela SHIRA Feira Internacional da Indústria realizado em Lyon, França. Produtor e palestrante no Sushi Expo International em Shizuoka, Japão. Júri do Seven Sushi Samurai, competição realizada nos estúdios da BBC em Londres, realizando demonstração.
  • 2010: Enviado como Palestrante pela Japan Foundation na Venezuela, Bolívia e Peru. No mesmo ano, vai também para Portugal e Espanha também pela Japan Foundation.
  • 2011: Realiza as primeiras oficinas da AJSA Instituto Skills Sushi em Cingapura, na Agência Ambiental de Cingapura, com a participação de 40 funcionários. Na segunda oficina o projeto se estendeu para 30. 12 participantes foram aprovados no teste e se tornaram os primeiros oficiais Sushi Advisers de Cingapura.  Concluiu o segundo workshop AJSA Instituto Skills Sushi em Osaka, no Japão.

SHIN KOIKE

Shin Koike Foto: Rafael Salvador

Shin Koike, nascido no Japão, passou pelo tradicional restaurante francês Escoffier, em Guinza, Tokyo,  além de vários outros no Japão antes de se estabelecer no Brasil, em 1993. Apesar de acolhido em restaurantes como o Aoi, Ranguetsu of Tokyo, Tamayura, Hanadoki, iniciou sua empreitada com o Mosaic e depois com o A1, no subsolo do edifício Top Center, na avenida Paulista, onde fica também o Consulado Geral do Japão. Neste, iniciou sua culinária autoral, assinando um cardápio que harmonizava a cozinha japonesa autêntica com toques franceses adquiridos em sua formação. Em seguida, abriu o Restaurante Aizomê, que logo se tornou o templo de suas criações gastronômicas. A crítica logo veio a reconhecer a qualidade de seu trabalho, sendo eleito o melhor restaurante japonês pela revista Veja São Paulo, em sua edição de Comer e Beber de 2008. O Aizomê também se consagrou como o melhor japonês pelo jornal Folha de S.Paulo, em 2014. No Sakagura A1, aberto em 2012, Shin Koike mantém seu toque autoral mas propõe uma “culinária democrática”. Lá, ingredientes japoneses e brasileiros se misturam em equilíbrio perfeito, mostrando novas possibilidades de expansão para a cozinha japonesa e mesmo para a experiência gustativa de seus frequentadores.

Shin Koike Foto: Rafael Salvador

O chef Shin Koike também tem um fascínio por novos projetos, fora do seu restaurante, dando consultorias e criando cardápios especiais para eventos. Abraçou com entusiasmo, a instalação do N-Bar – Nakata.net, um misto de bar de saquê e point de degustação, montado especialmente durante a Copa do Mundo no Brasil.

Em 2012 foi tema do livro “A Cor do Sabor: A Culinária Afetiva de Shin Koike”, de Jo Takahashi, publicado pela editora Melhoramentos. O livro conquistou o 2º. Lugar como melhor livro de gastronomia japonesa no mundo, pela Gourmand World Cookbook Award.

 ALEX ATALA

Chef Alex Atala foto Rafael Salvador

Alex Atala, chef proprietário do D.O.M. Restaurante, é reconhecido por uma cozinha inovadora, fruto da variedade de sabores dos ingredientes brasileiros. Atala formou-se na Escola de Hotelaria de Namur, na Bélgica. No Brasil, estreou como chef do Filomena, misto de bar e casa de shows. Em 1999, após passar por outras cozinhas como chef contratado, abriu duas casas: o NaMesa, um fast-food chic (já extinto), e o D.O.M., restaurante de cozinha criativa contemporânea com forte sotaque brasileiro. Em 2009, mais uma contribuição ao universo gastronômico: o restaurante Dalva e Dito, que apresenta o conceito da gastronomia afetiva e atesta a crença de Alex Atala no ingrediente e na cultura nacional.

Chef Alex Atala durante a demonstração Foto: Rafael Salvador

O trabalho desenvolvido durante sua carreira pela valorização dos ingredientes, cores e sabores de todo o Brasil chamou a atenção dos críticos. Atala coleciona prêmios nacionais e internacionais e, em 2013, entrou para a lista das 100 personalidades mais influentes da Revista Time. Há oito anos o D.O.M. está na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo da Restaurant Magazine, publicação inglesa de grande prestígio. A partir de então, vem então subindo posições –atualmente, ocupa o sétimo lugar no ranking, figurando como o melhor da América do Sul, e Alex Atala foi escolhido como o melhor chef do mundo pela escolha dos chefs (Chef’s Choice).

Em abril de 2013, um novo projeto. Nasceu o Instituto ATÁ, fundado por Atala e uma equipe multidisciplinar que reúne fotógrafos, empresários, publicitários, um antropólogo e um jornalista. O projeto tem a proposta de aproximar o saber do comer, o comer do cozinhar, o cozinhar do produzir, o produzir da natureza.

 

EIJI TOMIMATSU

Prof. Eiji Tomimatsu Foto: Rafael Salvador

Docente da área de Gastronomia há 10 anos, leciona atualmente no Senac e Estácio. Ministrou diversas disciplinas tanto práticas quanto gerenciais nas outras maiores instituições de ensino em Gastronomia de São Paulo (Anhembi Morumbi, Hotec e FMU, Universidade Cruzeiro do Sul).

No Senac atualmente é Professor Orientador do Curso de Pós Graduação em Cozinha Brasileira e Chef Instrutor do Curso Cozinheiro Chef Internacional (CCI), onde leciona, entre outras disciplinas, a Cozinha Asiática e Cozinha Brasileira.

Desenvolveu experiência profissional trabalhando em restaurantes de categoria internacional, ao lado de renomados chefs como Marcelo Pinheiro (atual Presidente da Associação dos Profissionais de Cozinha – APC) e David Jobert (InterContinental Hotels Group e L´Atelier du Cuisinier).

Possui graduação em Gastronomia, Administração pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduação em Orientação Profissional pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atualmente realiza uma Pós Graduação em Gastronomia Funcional pela FAMESP.

Autor e organizador do livro “Formação em Gastronomia: Aprendizagem e Ensino”, obra que traz uma reflexão sobre diversos temas relacionados a educação em Gastronomia, realizadas por Coordenadores do curso de diversas instituições. Possui outras publicações em livros e DVDs de cursos de Gastronomia.

Atua com desenvolvimento de Projetos de Carreira há mais de 15 anos, ministra palestras, realiza treinamentos corporativos e atende profissionais que buscam a transição profissional nesta área.

SHIN IMURA

Shin Imura, da Imuraya USA Foto: Rafael Salvador

Vice-Presidente da IMURAYA,USA.  A Imuraya é uma tradicional e representativa marca de doces,  sobremesas e alimentos japoneses e atualmente está desenvolvendo seus negócios nos Estados Unidos.  Foi fundada no Japão, em 1896 e produz uma linha de doces tradicionais, incluindo o Daifuku, e também alimentos processados como o Sekihan congelado, um arroz glutinoso com adição de feijão azuki, o que dá uma coloração rosa e é servido pelos japoneses em ocasiões comemorativas.

 

 

 

0Shares