Opa! Tomie !!

Tomie Ohtake completou 100 anos em novembro de 2013. Na ativa, e muito bem disposta, esteve presente na inauguração da exposição “Opa! Uma Alegre Revelação”, ocasião em que cumprimentou seu antigo admirador, Go Yayanagi e a nova admiradora, a estilista Junko Koshino.

Na abertura da exposição recebeu das mãos do cônsul do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, uma condecoração pela sua contribuição às relações Brasil-Japão.

Tomie Ohtake na sala redonda do Projeto Caramujo, com desenhos de crianças japonesas da área afetada pelo terremoto de 2011. Fotos; Rafael Salvador (clique nas imagens para ampliar)

E já entrando em 2014, Tomie Ohtake é agraciada com o lançamento de duas importantes publicações que irão enriquecer ainda mais a vasta bibliografia sobre a artista, já disponível.

Tomie Ohtake Construtiva, publicado pela Edições Pinakotheke, com apoio do Instituto Tomie Ohtake, com organização de MaX Perlingeiro e autoria de Paulo Herkenhoff, faz parte de uma trilogia iniciada em 2012, com Manabu Mabe (1924-1997) – Anos 1950-1960, e será concluída com Flávio Shiró, prevista para 2014. Segundo Herkenhoff estes artistas são a grande contribuição da cultura nipo-brasileira à abstração no Brasil. O livro tem patrocínio da BTGPactual.

Tomie Ohtake Obras Públicas foi publicado pelo Instituto Tomie Ohtake, por ocasião do centenário da artista, em novembro de 2013 e reúne 37 obras públicas de grandes dimensões, espalhados em várias cidades do Brasil e do mundo.

Duas recentes publicações, em primeira mão !

E também fomos informados que, por sugestão do curador Paulo Herkenhoff, Tomie ficou entusiasmada com a ideia de pintar uma série branca em grande tela. Projeto que ela já deu início, adquirindo trinta telas de grandes proporções.

 

Tomie sendo recebida por Go Yayanagi e Jo Takahashi. Fotos de Rafael Salvador.
Jo Takahashi, cônsul geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, e Tomie Ohtake.
Tomie se diverte na sala psicodélica de Junko Koshino.

 

Ricardo Ohtake, Tomie Ohtake cônsul Noriteru Fukushima e Ruy Ohtake
A dama das artes e a dama da moda: Tomie Ohtake e Junko Koshino

 

O trio estrela da noite.
O trio com o cônsul geral Fukushima
Akira Fukano (Fundação Japão), Masaki Hayashi (Itochu Corporation), Cônsul Geral Noriteru Fukushima, Ricardo Ohtake (presidente do Instituto Tomie Ohtake), Go Yayanagi, Tomie Ohtake, Junko Koshino, Jo Takahashi (Jojoscope), Chef Shin Koike e Yukihito Tabata (Tokyo Gallery+Comitê Organizador Opa!)
Cônsul geral entregando a condecoração para Tomie
Junko Koshino mostra sua sala para Tomie, que fica surpresa com os efeitos.
Na sala hiper colorida de Go Yayanagi
Tomie com a super pop Akemi Matsuda, lolita e embaixadora kawaii do Brasil
Foto: Nina Takahashi
Opa! com o banner 100 Anos de Tomie. Alegre sobreposição. Foto: Nina Takahashi
Foto: Nina Takahashi

 

 

 

 

0Shares