Culturas unidas pela dança folclórica

Um tradicionalíssimo festival de danças folclóricas de comunidades estrangeiras residentes em São Paulo. Já são 42 anos ininterruptos que este evento acontece, sempre nas dependências da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social. Talvez seja o único projeto realizado nesta entidade que abraça as demais culturas, e que é merecedor dos maiores elogios por mostrar este panorama, tão raro, das características dos folclores das diversas nações que co-habitam São Paulo, uma cidade multiétnica por excelência. A Ucrânia é o país que, juntamente com o Japão, participa desde a primeira versão, em todos os anos.

Representantes das várias comunidades estrangeiras, unidos pela dança folclórica. Na foto, grupos que participaram da cerimônia de abertura da Semana de Cultura Japonesa, evento oficial do Centenário da Imigração Japonesa, em 2008, realizado no Palácio de Convenções do Anhembi.

Neste ano participam grupos representantes de 23 países: África (Afro 2), Alemanha, Áustria, Bolívia, Bulgária, Croácia, Escócia, Espanha, Grécia, Hungria, Índia, Israel, Itália, Japão, Líbano e Países Árabes, Lituânia, Paraguai, República Tcheca, Rússia, Síria, Suíça, Taiwan e Ucrânia.

Muitos desses grupos são hoje formados por descendentes da primeira geração de imigrantes que vieram para cá e que participavam dos primeiros festivais. As danças são passadas de geração a geração, mas em alguns casos, há um esforço de comunidades fazerem pesquisas para resgatarem tradições perdidas, o que aumenta ainda mais a importância deste festival.

Além de apreciar os shows, os visitantes ainda podem degustar as iguarias de diferentes nações, que montam estandes de culinária e artesanato durante o evento.

42º Festival de Danças Folclóricas Internacionais

Data: 21 e 22 de setembro de 2013

Sábado, às 16h / Domingo, às 15h

Local: Grande Auditório do Bunkyo Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP (próx. Estação São Joaquim do Metrô)

Convites: R$ 10,00

Informações: (11) 3208-1755

Realização: Sociedade Brasileira da Cultura Japonesa e de Assistência Social

Patrocínio: Fundação Kunito Miyasaka

 

0Shares