Ebizo Star Wars

Em novembro de 2019 foi anunciada uma apresentação única de Star Wars, em versão teatro Kabuki, antecipando-se à estreia mundial de A Ascensão de Skywalker. Quem estrelou a peça foi nada menos do que o super-star do Kabuki, Ichikawa Ebizo XI, de 41 anos. A apresentação foi realizada no dia 28 de novembro, no teatro Meguro Persimmon Hall, um teatro com capacidade para 1.200 pessoas mas a produção disponibilizou um video pelo Youtube que teve mais de 372.000 visualizações até 5 de dezembro, quando foi arquivada. Por sorte, tivemos acesso a uma versão com legenda em inglês. O video pode ser visto clicando na última imagem desta matéria. 

O teatro Kabuki é uma manifestação cênica tradicional do Japão, encenada exclusivamente por atores homens que usam uma maquiagem vibrantes e figurinos exuberantes. Junto com o teatro Nô e o Bunraku, o Kabuki forma a tríade do teatro tradicional do Japão e sua origem remonta à era Edo (1603-1868), com 400 anos de história. 

Recentemente, o Teatro Kabuki vem se inovando, introduzindo elementos da cultura pop. Assim, adaptações do mangá One Piece e Naruto já foram encenadas reunindo um público jovem. Também houve uma apresentação colaborativa com a cantora vocalóide Hatsune Miku. 

Hatsune Miku contracena com ator de Kabuki. na peça Hanakurabe Senbonzakura

O espetáculo, intitulado: Star Wars Kabuki-Rennosuke Hikarigatana Sanbon (Star Wars Kabuki – Ren e os Três Sabres de Luz) , Ebizo assumiu um papel duplo: uma, no estilo Kabuki, interpretando Kylo Ren, que na peça se chamou Kai Rennosuke, e Jedi Luke Skywalker, na peça atendendo como Sukaiōka Rūku.

Ebizo em grande performance. Foto: divulgação

Inspirado por suas boas lembranças de assistir Guerra nas Estrelas pela primeira vez com seu falecido pai, Danjūrō ​​XII, que também era um grande fã da série, Ebizō estava intimamente envolvido em scripts e coreografando a adaptação em cooperação com a Lucasfilm. e cenas de cada uma das trilogias mais recentes da franquia de filmes. Um destaque da peça foi a presença do filho de Ebizo, Horikoshi Kangen, de 6 anos, que assume cada vez mais os passos do pai, e na peça representou a primeira infância de Kai Rennosuke, numa atuação empolgante. 

Kangen, com apenas seis anos, em brilhante atuação. Promessa do Teatro Kabuki do futuro. Foto: divulgação

A história original foi reinterpretada para se enquadar ao estilo do Kabuki tradicional. Os personagens tiveram seus nomes adaptados para o japonês. A cena do duelo entre Kylo Ren e Luke Skywalker ganhou uma interpretação no melhor estilo samurai, mas as espadas foram substituídas por sabres de luz. A encenação porém, manteve o estilo dinâmico e exagerado do teatro Kabuki. 

Tradicionalistas podem até encarar com ceticismo estas inovações no Kabuki, mas é certo que estas iniciativas trazem um novo público para o teatro tradicional, que nunca assistiram um teatro Kabuki autêntico. Ebizo acredita que este é o caminho da perpetuação da tradição, e não esconde sua preocupação em formar um novo público para o seu filho Kangen.

A influência da cultura japonesa na série Guerra nas Estrelas já é amplamente conhecida pelos fãs. Para o diretor da série, George Lucas, o diretor Akira Kurosawa foi uma grande referência para a elaboração do roteiro, que não esconde onde se inspirou: no filme “A Fortaleza Escondida” (Kakushi Toride no San Akunin), de Akira Kurosawa, lançado em 1958. 

Cena do filme “Fortaleza Escondida” (Kakushi Toride no San Akunin), de Akira Kurosawa. Foto: Toho Films.

Outro aspecto destacado como inspiração japonesa é a máscara de Kylo Ren, com design inspirado em Kintsugi, uma arte tradicional japonesa de restauração de peças de cerâmica e porcelana, utilizando massa de ouro, prata ou platina. 

A máscara de Kylo Ren. Foto: Lucas Film
Cerâmica de Hideko Honma, restaurada por Paulo Hatanaka, único especialista em Kintsugi no Brasil. Foto: acervo Paulo Hatanaka

Ebizo também enfatiza a sua relação com o filme Guerra nas Estrelas. “Star Wars foi lançado em 1977, ano em que nasci. Temos a mesma idade. Este ano (2019) Star Wars chega ao seu último capítulo da série. Ano que vem (2020), vou passar a me chamar Ichikawa Danjuro, herdado de meu pai. Será uma nova fase em minha vida também”, disse animado. 

Veja aqui na íntegra a apresentação de Star Wars Kabuki-Rennosuke Hikarigatana Sanbon (Star Wars Kabuki – Ren e os Três Sabres de Luz). Clique no título ou na imagem abaixo. 

『スターウォーズ・スカイウォーカーの夜明け』の公開記念として、2019年11月28日に、市川海老蔵主演の「スター・ウォーズ歌舞伎」の一回のみの公演が東京の目黒パーシモンホールで開催されました。会場は1200人しか収容できなかったのですが、YouTubeでの生配信が提供され、世界中で今まで37万人以上の視聴者が記録されました。
映画「スター・ウォーズ」の世界観と歌舞伎の伝統が融合したルーカスフィルム公認の「スター・ウォーズ歌舞伎」は、ルーカスフィルムがストーリーを監修し、「スター・ウォーズ」シリーズの根幹をなすスカイウォーカー家の“家族の愛と喪失”がストーリーの軸となりました。主演の海老蔵さんが、銀河の圧倒的支配者となったカイロ・レンを歌舞伎の世界で描く“魁煉之介を演じ、息子・堀越勸玄(6歳)がその幼少期を演じ親子共演の感動的な舞台となりました。公演全収録を上記画像クリックで提供いたします。(英保字幕付き)

0Shares