O filme MOTHER マザー estava programado para ser lançado nos cinemas do Japão em julho de 2020. Com a pandemia, os cinemas foram obrigados a fechar suas portas e o filme ficou à deriva, assim como muitas produções que também não conseguiram ser exibidas na tela grande. Por sorte, a Netflix comprou os direitos de exibição internacional em streaming e temos acesso a este filme de Omori Takushi, que tem o mesmo estilo de direção de Koreeda Hirokazu, especialmente em seus filmes com temáticas mais sombrias, como “Ninguém Pode Saber” (Dare mo Shiranai, 2004) ou mesmo “Assunto de Família” (Manbiki Kazoku, 2018), Palma de Ouro no Festival de Cannes. No Brasil, “Mother” ganhou o título de “Laço Materno“.
O filme é baseado em um fato real que aconteceu na cidade de Kawaguchi, na província de Saitama, em 2014. Um jovem de 17 anos assassinou seus avós e roubou dinheiro em espécie, além de retirar todas as economias deles em um caixa eletrônico. Quando o jovem foi preso, a opinião pública classificou o crime como uma tragédia provocada por um delinquente, mas durante o julgamento foi se revelando o ambiente sombrio em que este rapaz viveu desde a infância, dominado por uma relação tóxica e dependência cega à sua mãe, uma libertina incorrigível que nem de longe seria uma modelo de uma boa mãe. O rapaz assumiu toda a culpa pelo assassinato, livrando a mãe, que foi na verdade, quem arquitetou o assassinato, para usurpar todo o dinheiro dos próprios pais. Vivendo de trapaças, jogos de azar e pedidos de ajuda financeira para os seus pais, essa mãe cria o filho sem nenhum lastro moral. A relação de dependência na verdade se inverte quando o filho já na adolescência ampara a mãe em todos os momentos, apesar do relacionamento abusivo que caminha para um abismo sem volta.
Impossível não comparar ao recente filme de Kawase Naomi, “Mães de Verdade” (Asa ga Kuru, 2021), que tentou entrar em circuito comercial, mas sem sucesso, com um público ainda preocupado em retornar às salas de cinema. Esperamos que este filme também seja disponibilizado em streaming.