O ator japonês Ken Watanabe foi indicado no dia 5 de março de 2019, como o Melhor Ator na categoria Musical para o Prêmio Laurence Olivier pela sua atuação em “O Rei e Eu” (The King and I). Depois de uma longa temporada de sucesso na Broadway (16 meses ininterruptos no Lincoln Center Theatre), que começou em 2015, o musical continuou a turnê pela Inglaterra, sendo igualmente aclamada pelo público e pela crítica.

O prêmio Laurence Olivier foi criado em 1976, em memória ao ator britânico e trata-se hoje da láurea máxima no teatro na Inglaterra.

Ken Watanabe ficou internacionalmente conhecido por sua atuação no filme “O Último Samurai” (2004), quando desempenhou o papel do Lorde Katsumoto Moritsugu, contracenando com Tom Cruise. Também foi marcante sua participação no filme “Memórias de uma Gueixa”, interpretando o magnata Iwamura Ken.
Em “O Rei e Eu”, musical de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II baseado no livro “Anna e o Rei” de Margaret Landon, Watanabe estreou no teatro e em musicais. A semelhança de Watanabe com o ator Yul Brynner, que protagonizou a versão para o cinema, é marcante.
