Turn é um projeto de arte que, através do estimulo da criatividade, trabalha encontros e ligações entre diversas pessoas. Iniciado em 2015 o Turn é um dos projetos protagonistas do programa cultural das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tokyo 2020 sob a direção de Katsuhiko Hibino.
Além da realização anual do “Turn Festival”, com a abertura do Turn Center, a iniciativa do projeto tem agora um local onde pode ser praticada todos os dias. O Turn tem como objetivo criar novas experiências culturais voltando seu foco para as particularidades de cada indivíduo.
A base do projeto é a experiência e as ligações com diferentes pessoas que os artistas, brasileiros e japoneses, construíram no intercâmbio que realizaram em São Paulo. Na sala de exposições do Paço Imperial no Rio de Janeiro, poderão ser apreciadas as obras e que nasceram desses encontros. Nesse ambiente serão disponibilizados workshops com os artistas, que tornam possível não só a apreciação das obras, mas também servirão como um convite para o público participar e compreender o processo que gerou estas obras.
Jojoscope irá mostrar o processo criativo de como tudo isso aconteceu.
Palavras do curador Katsuhiko Hibino
A vida cria formas.
As árvores criam formas de galhos e folhas, as formigas criam formas de formigueiro, o fluxo do rio cria forma das rochas, o vento cria formas de ondulações na areia.
Da mesma forma, a vida das pessoas também cria formas. A forma da região criada pelas pessoas que aí vivem é exclusiva dela.
Quando as pessoas se envolvem na forma da região, criada durante longo período de tempo, elas poderão sentir novamente a força da vida que flui dentro de si.
A região nos conecta além do tempo. O tempo nos conecta além da região.
Katsuhiko Hibino é artista, decano da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Artes de Tóquio, Professor do Departamento de Arte Intermídia na Faculdade de Belas Artes.
“「TURN(ターン)」は、多様な人との出会い方、つながり方に創造性を携え働きかけていくアートプロジェクトです。東京2020オリンピック・パラリンピックにおける文化プログラムの先導的役割を果たす「リーディング・プロジェクト」として、監修に日比野克彦氏を迎え、平成27年度より始まりました。
年に一度「TURNフェス」を開催するほか、「TURNセンター」を開設しTURNの試みが日常的に実践される場を設けます。TURNは、一人ひとり異なる全ての人に向けて、新たな文化的体験を作り出すことを目指しています。
本企画の起点となっているのは、ブラジルと日本人のアーチストが、サンパウロにて様々な人々と出会い、関わりあう「交流プログラム」です。展示室では、この交流プログラムから生まれた出会いや関係性をインスピレーションとした作品やパフォーマンスをご覧いただけます。また、鑑賞するだけではなく、思わず参加したくなるような楽しい仕掛けを会場内にたくさんご用意しました。”
学芸員・日比野克彦氏のスティトメント
生きていると形が生まれる。
木々が作る枝葉の形、アリが作る蟻塚の形、川の流れが作る石の形、風が作る砂紋の形。
そして人も生きていると形をつくる。人が生きてきた地域から生まれたその地域ならではの形がある。
長い時間の中で生まれたその地域の形に人が携わった時に、人は、自己の中に流れる生きる力を再び実感する。
時間を超えて地域がつながる。地域を超えて時間がつながる。